Modelagem Espacial de Sistemas Hídricos por Mínimos Quadrados Parciais: Estudo de Caso para a Bacia do Rio Paracatu (SF7), Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave: Hidrologia, Mínimos Quadrados Parciais, Hidrogeologia, Bacias Hidrográficas, Vazão Específica

    Autores

  • Vitor Vieira Vasconcelos Doutorando em Geologia na Universidade Federal de Ouro Preto. Consultor Legislativo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
  • Paulo Pereira Martins Junior Pesquisador Pleno da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC-MG. Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Renato Moreira Hadad Professor da Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial / Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Pró-Reitor da PUC-Minas, campus Barreiro.

Resumo

Utiliza-se o método de modelagem por Mínimos Quadrados Parciais para investigar relações espaciais entre as características ambientais de subbacias hidrográficas aninhadas na Bacia do Rio Paracatu (SF7) em relação a vazão total, fluxo rápido, interfluxo e fluxo de base dessas respectivas sub-bacias. Os resultados da regressão fornecem indicações do papel de cada atributo ambiental nos processos hidrológicos e hidrogeológicos. Apresentam-se, como produtos cartográficos úteis para a gestão de bacias, mapas de vazão específica obtidos pela conjugação ponderada dos resultados das modelagens estatísticas. Os mapas também avaliam a incerteza de predição e a hipótese de fluxos hidrogeológicos regionais. O modelo também regionaliza a vazão específica cartograficamente para a região da foz do Rio Paracatu, não abarcada por estações fluviométricas.

Como Citar
Vasconcelos, V. V., Martins Junior, P. P., & Hadad, R. M. (2013). Modelagem Espacial de Sistemas Hídricos por Mínimos Quadrados Parciais: Estudo de Caso para a Bacia do Rio Paracatu (SF7), Minas Gerais, Brasil. Águas Subterrâneas, 27(2). https://doi.org/10.14295/ras.v27i2.27367