Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, para divulgação de artigos científicos originais lidando com temas relacionados à hidrogeologia, bem como temas de recursos hídricos correlacionados.  
 
O conteúdo da revista está organizada em três seções, sendo uma indexada e duas não-indexadas, de cunho de divulgação científica.
 
Seção indexada:
 
A seção Artigos - ART se constitui no corpo principal da revista. Nesta seção, a revista somente aceita publicar artigos totalmente inéditos, não sendo aceitos conteúdos que tenham sido publicados total ou parcialmente em outras publicações. Os artigos devem ser contribuições originais, de interesse e aplicações gerais, de cunho científico. Submissões contendo novos dados e avaliações de sistemas hidrogeológicos de interesse amplo podem ser considerados. Artigos de revisão bibliográfica podem ser aceitos para avaliação mediante convite ou após contato com os editores. Os artigos publicados nesta seção são os únicos avaliados por pares e indexados. 
 
Seções não-indexadas:
 
Na seção Estudo de Caso e Notas Técnicas - ECNT, trabalhos envolvendo estudos de caso ou notas técnicas de interesse limitado podem ser aceitos se incluírem informações inéditas sobre áreas e temas específicos de interesse da revista. Os trabalhos publicados nesta seção não são avaliados por pares nem indexados.
 
A seção Resumos de Teses e Dissertações - RTD publica resumos de dissertações e teses relacionadas à área da revista, a título de divulgação. Os trabalhos publicados nesta seção não são avaliados por pares nem indexados.
 
Finalmente, são publicados como anais de eventos relacionados às águas subterrâneas, notadamente do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo e Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Estes são publicados em suplementos específicos, separados das edições principais da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos é duplamente cega, isto é, tanto os avaliadores quanto os autores não tem acesso às identidades uns dos outros. 

Os trabalhos submetidos são checados por softwares antiplágio disponíveis no mercado e de grande aceitação. Casos suspeitos são devolvidos para seus autores com as devidas justificativas. Os artigos podem ser resubmetidos, sendo que passarão por um escrutínio para verificação de sua adequação. 

O trabalho é submetido a pelo menos dois relatores para o julgamento de mérito técnico. Os relatores são escolhidos em instituições de pesquisa renomadas e independentes, nacionais e internacionais, sem participação na diretoria da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

Os relatores emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, podendo haver ou não a necessidade de revisão do texto. Casos controversos são enviados para novos relatores para que as dúvidas sejam dirimidas (avaliação dupla cega) e a decisão final é emitida pelo diretor associado em conjuto com os editores principais. 

O editor associado encarregado informará aos autores se o trabalho foi aceito, rejeitado ou se há revisões requeridas. No último caso, o editor devolverá os pareceres dos relatores, solicitando a revisão do texto. O texto revisado deve ser encaminhado pelos autores através do site da revista, dentro de um prazo razoável (geralmente, 15 dias, ou a critério do editor) e o editor iniciará mais uma rodada de revisão.

Após o aceite final do trabalho, o manuscrito final será encaminhado para diagramação, sendo que esse processo deve ser acompanhado pelo autor. 

A não observância das normas editoriais implicará na rejeição do trabalho enviado.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Responsabilidade e Declarações de Ética

Ao enviar um manuscrito para ser publicado, os Autores se comprometem a:

  1. Assegurar que o manuscrito não tenha sido submetido ou publicado no todo ou em parte em outro veículo de comunicação e não seja submetido a outro periódico até que o processo editorial esteja completo.
     
  2. Assegurar que todos os autores tenham sido pessoalmente envolvidos e tenham contribuído significativamente para a concepção, elaboração, execução ou interpretação, e se responsabilizem por seu conteúdo.
     
  3. Assegurar que todos os autores mencionados no manuscrito tenham concordado quanto à autoria, lido e aprovado o manuscrito, e dado consentimento para a submissão do manuscrito.
     
  4. Citar explicitamente conteúdos reproduzidos de outras fontes e obter permissão para reproduzir qualquer conteúdo de outras fontes, quando aplicável.
     
  5. Fornecer aos editores uma cópia de qualquer manuscrito submetido que possa conter conteúdo sobreposto ou estreitamente relacionado.
     
  6. Manter registros precisos dos dados associados ao manuscrito submetido, e disponibilizar ou fornecer acesso a esses dados, mediante solicitação.
     
  7. Declarar todas as fontes de financiamento para o estudo. Fornecer o(s) nome(s) da agência(s) de financiamento junto com o(s) número(s) da concessão.
     
  8. Declarar qualquer potencial conflito de interesse.
     
  9. Notificar prontamente o editor se um erro significativo em seu manuscrito ou trabalho publicado for identificado e cooperar na correção ou retratação do artigo.

Ao aceitar uma atividade de revisão, os Revisores se comprometem a:

  1. Contribuir para as decisões editoriais, revisando o manuscrito de maneira clara, objetiva, imparcial e em tempo hábil.
     
  2. Notificar o editor de qualquer potencial interesse concorrente ou conflitante (pessoal, financeiro, intelectual, profissional, político ou religioso por natureza).
     
  3. Indicar trabalhos publicados relacionados que ainda não foram citados pelos autores.
     
  4. Notificar o editor de qualquer suspeita de violação ética, como conteúdo publicado anteriormente.
     
  5. Manter a confidencialidade do manuscrito submetido à revista. 

Os Editores, durante suas tarefas editoriais, se comprometem a:

  1. Participar como membro do Conselho Editorial no desenvolvimento e atualização das políticas editoriais.
     
  2. Comunicar e implementar todas as políticas e recomendações editoriais.
     
  3. Conduzir a revisão e os processos editoriais em tempo hábil, auxiliando os autores, indicando os revisores e tomando decisões editoriais.
     
  4. Garantir que o processo de revisão permaneça anônimo para os autores e revisores (revisão por pares duplo-cego).
     
  5. Garantir que o material submetido à revista permaneça confidencial durante a revisão e os processos editoriais.
     
  6. Manter a integridade do conteúdo científico original.
     
  7. Assegurar que o manuscrito esteja livre de plágio usando ferramentas apropriadas.
     
  8. Declarar e recusar a edição de manuscritos aos quais tenham algum conflito de interesse.
     
  9. Adotar procedimentos razoáveis para investigar reclamações de natureza ética ou conflito de interesses.

A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, como Editora, está vinculada às seguintes declarações:

  1. Ajudar o conselho editorial a garantir uma boa conduta na prática de publicação, de acordo com as diretrizes descritas anteriormente.
     
  2. Fornecer e manter um site adequado para o manuseio e armazenamento de todos os arquivos, bem como as comunicações, utilizados durante a revisão e processos editoriais. 

 

 

Erros, correções e má conduta

Em casos em que um erro significativo foi publicado para o qual uma correção precisa ser feita, e em todos os casos onde há razão para preocupação com conduta imprópria e comportamento antiético (como plágio, fabricação de pesquisa, publicação duplicada ou falha em divulgar conflitos de interesse), os editores irão rever e decidir sobre o assunto. Os autores serão informados e terão a oportunidade de responder a quaisquer reclamações. Diferentes medidas serão tomadas dependendo da gravidade do fato, como publicação de correção / errata ou retração formal.

 

Periodicidade

Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. Ex.: Vol.12, No.4
 

Fontes de Indexação

  • Portal de Periódicos da CAPES
  • DOAJ Directory of Open Access Journals
  • Latindex
  • Google Acadêmico
  • PKP Index - Public Knowledge Project
  • UlrichsWeb - Global Serial Directories
  • Scopus

Corpo Editorial

EDITOR-GERENTE

Everton de Oliveira

EDITORAS

Juliana Gardenalli de Freitas

Stela Dalva dos Santos Cota

EDITORES ASSOCIADOS

Bruna Soldera

Paulo Henrique Galvão

Pedro Antonio Roehe Reginato

Reginaldo Bertolo

Rodrigo Lilla Manzione