Sobre a Revista
FOCO
A Revista Águas Subterrâneas (RAS) é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), dedicada à divulgação de artigos científicos originais. Como um fórum de livre acesso, a RAS é amplamente acessível a cientistas, pesquisadores, profissionais e demais interessados, promovendo uma melhor compreensão da hidrogeologia e áreas correlatas.
ESCOPO
A RAS publica artigos indexados, revisados por pares, que abordam aspectos teóricos e aplicados da ciência hidrogeológica, integrando áreas de apoio como geoquímica, geofísica, geomorfologia, geobiologia, espeleologia, hidrologia de águas superficiais, tectônica, matemática, modelagem numérica, economia e sociologia. Os temas incluem, entre outros:
- Estudos teóricos e de campo em escalas que variam do local ao regional/global, abrangendo períodos de curta e longa duração, incluindo tempo geológico;
- Inovações em técnicas e instrumentação para campo e laboratório (e.g., hidrológicas, geoquímicas, geofísicas e matemáticas);
- Gestão integrada dos recursos hídricos, com foco em usos conjuntivos e sustentabilidade;
- Aplicações da hidrogeologia nas engenharias, geofísica, geotecnia e mineração;
- Estado da arte e filosofia dos métodos científicos em hidrogeologia e áreas correlatas;
- Interações entre populações e sistemas hidrogeológicos;
- Economia dos sistemas hidrogeológicos;
- Contribuições da hidrogeologia para a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais;
- Sustentabilidade e resiliência hídrica, com ênfase no papel das águas subterrâneas no enfrentamento das mudanças climáticas;
- Águas subterrâneas na política e na governança dos recursos hídricos;
- O papel das águas subterrâneas na agricultura e na segurança alimentar;
- Serviços ecossistêmicos das águas subterrâneas;
- Hidrogeologia de sistemas cársticos e meios fraturados;
- Hidrogeologia em ambientes costeiros, no semiárido brasileiro e na Amazônia;
- Diagnóstico, remediação e gestão de águas subterrâneas e solos contaminados;
- Investigação, monitoramento e modelagem numérica das águas subterrâneas;
- Geoquímica e isótopos aplicados às águas subterrâneas;
- Águas subterrâneas no ambiente urbano e no abastecimento público;
- Educação e conscientização sobre águas subterrâneas;
- Recarga artificial gerenciada de aquíferos;
- Investigação forense aplicada a estudos hidrogeológicos;
- Aplicação de big data, softwares, sensores orbitais e inteligência artificial em estudos hidrogeológicos;
- Cooperação internacional e gestão de aquíferos transfronteiriços;
- História da hidrogeologia e biografias de hidrogeólogos eminentes.
SEÇÃO INDEXADA
Essa seção constitui o núcleo principal da revista, onde são aceitos apenas artigos totalmente inéditos, ou seja, de conteúdos originais, com relevância científica e aplicações amplas. Submissões que apresentem novos dados e avaliações de sistemas hidrogeológicos de interesse geral também são consideradas. Artigos de revisão bibliográfica serão aceitos para avaliação mediante convite ou após consulta aos editores. Os artigos publicados nesta seção são os únicos que passam por revisão por pares e são indexados.
SEÇÃO NÃO INDEXADA
Os anais de eventos relacionados às águas subterrâneas, especialmente do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, do Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo e do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, são publicados em suplementos específicos, separados das edições regulares da revista.
AVALIAÇÃO POR PARES
A avaliação do manuscrito é duplamente cega; isto é, tanto revisores quanto autores não têm acesso às identidades uns dos outros.
O manuscrito é checado por softwares antiplágio disponíveis no mercado e de grande aceitação. Casos suspeitos são devolvidos para os autores com as devidas justificativas, podendo os manuscritos serem submetidos novamente para verificação.
Em seguida, o trabalho é enviado para, pelo menos, dois revisores (de instituições de pesquisa renomadas e independentes, nacionais e internacionais) para o julgamento de mérito técnico-científico.
Os revisores emitem, então, pareceres independentes recomendando ou não a publicação do trabalho, podendo haver ou não a necessidade de revisão do texto. Casos controversos são enviados para novos revisores para que as dúvidas sejam dirimidas (avaliação dupla cega); a decisão final é emitida pelo editor associado em conjunto com os editores principais.
O editor associado informa aos autores se o trabalho foi aceito, rejeitado ou se há revisões necessárias. No último caso, o editor envia os pareceres dos revisores, solicitando a revisão do texto a ser encaminhado pelos autores dentro do prazo de 21 dias. Em seguida, o editor inicia uma nova rodada de revisão.
Após o aceite do trabalho, o manuscrito final é encaminhado para o setor de diagramação da RAS, sendo este processo acompanhado pelos autores.
A não observância das normas editoriais implicará na rejeição do trabalho enviado.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A RAS proporciona acesso público a todo o conteúdo da revista, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
RESPONSABILIDADE E DECLARAÇÕES ÉTICAS
Ao enviar o manuscrito, os autores se comprometem aos seguintes itens:
- Que o manuscrito não tenha sido submetido ou publicado no todo ou em parte em outro veículo de comunicação ou periódico até que o processo editorial esteja completo.
- Que todos os autores tenham sido pessoalmente envolvidos e tenham contribuído significativamente para a concepção, elaboração, execução ou interpretação, e se responsabilizem pelo conteúdo do trabalho.
- Que todos os autores do manuscrito tenham concordado quanto à autoria, lido e aprovado o manuscrito, e dado consentimento para a submissão do manuscrito.
- A citar explicitamente conteúdos reproduzidos de outras fontes e obter permissão para reproduzir qualquer conteúdo de outras fontes, quando aplicável.
- Fornecer aos editores uma cópia de qualquer manuscrito submetido que possa conter conteúdo sobreposto ou estreitamente relacionado.
- Manter registros precisos dos dados associados ao manuscrito submetido, e disponibilizar ou fornecer acesso a esses dados, mediante solicitação.
- Declarar todas as fontes de financiamento para o estudo. Fornecer o(s) nome(s) da agência(s) de financiamento junto com o(s) número(s) da concessão.
- Declarar qualquer potencial conflito de interesse.
- Notificar prontamente o editor se um erro significativo no manuscrito ou trabalho publicado for identificado e cooperar na correção ou retratação do artigo.
Ao aceitar uma atividade de revisão, os revisores se comprometem aos seguintes itens:
- Contribuir para as decisões editoriais, revisando o manuscrito de maneira clara, objetiva, imparcial e em tempo hábil.
- Notificar o editor de qualquer potencial interesse concorrente ou conflitante (pessoal, financeiro, intelectual, profissional, político ou religioso por natureza).
- Indicar trabalhos publicados relacionados que ainda não foram citados pelos autores.
- Notificar o editor de qualquer suspeita de violação ética, como conteúdo publicado anteriormente.
- Manter a confidencialidade do manuscrito submetido à revista.
Os editores, durante as tarefas editoriais, se comprometem aos seguintes itens:
- Participar como membro do Conselho Editorial no desenvolvimento e atualização das políticas editoriais.
- Comunicar e implementar todas as políticas e recomendações editoriais.
- Conduzir a revisão e os processos editoriais em tempo hábil, auxiliando os autores, indicando os revisores e tomando decisões editoriais.
- Garantir que o processo de revisão permaneça anônimo para os autores e revisores (revisão por pares duplo-cego).
- Garantir que o material submetido à revista permaneça confidencial durante a revisão e processos editoriais.
- Manter a integridade do conteúdo científico original.
- Assegurar que o manuscrito esteja livre de plágio usando ferramentas apropriadas.
- Declarar e recusar a edição de manuscritos que tenham algum conflito de interesse.
- Adotar procedimentos razoáveis para investigar reclamações de natureza ética ou conflito de interesses.
A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, como editora, está vinculada às seguintes declarações:
- Ajudar o conselho editorial a garantir uma boa conduta na prática de publicação, de acordo com as diretrizes descritas anteriormente.
- Fornecer e manter um site adequado para o manuseio e armazenamento de todos os arquivos, bem como as comunicações, utilizados durante a revisão e processos editoriais.
ERROS, CORREÇÕES E MÁ CONDUTA
No caso de um erro significativo seja publicado para o qual uma correção precisa ser feita, e em todos os casos, onde há razão para preocupação com conduta imprópria e comportamento antiético (plágio, fabricação de pesquisa, publicação duplicada ou falha em divulgar conflitos de interesse), os editores irão rever e decidir sobre o assunto. Os autores serão informados e terão a oportunidade de responder a quaisquer reclamações. Diferentes medidas serão tomadas dependendo da gravidade do fato, como publicação de correção/errata ou retração formal.
PERIODICIDADE
Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um (ex.: Vol.12, No.4).
INDEXAÇÕES
- Portal de Periódicos da CAPES
- DOAJ Directory of Open Access Journals
- Latindex
- Google Acadêmico
- PKP Index - Public Knowledge Project
- UlrichsWeb - Global Serials Directories
- Scopus