Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este documento submetido para a Revista Águas Subterrâneas é original, não tendo sido publicado no todo ou em parte em outro periódico.
  • Todos os autores estão cientes e de acordo com a submissão.

Diretrizes para Autores

Cadastro

Entrar na página da revista: http://aguassubterraneas.abas.org/
Clicar em “CADASTRO” e preencher o formulário. Não esquecer de ativar as caixas de “LEITOR” e “AUTOR”

Submissão

  1. Entrar na página da revista: http://aguassubterraneas.abas.org/ e clicar em “PÁGINA DO USUÁRIO”
  2. Clicar em “AUTOR”
  3. Na página “SUBMISSÕES ATIVAS”, clicar em “Clique aqui para iniciar o processo de Submissão” (final da página) ou em “NOVA SUBMISSÃO” (coluna à direita).
  4. Na página seguinte: “PASSO 1. INICIAR SUBMISSÃO”, ativar a caixa “DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL” e escolher a seção apropriada para a submissão ( = “ARTIGOS”).
  5. Clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  6. Na página seguinte: “PASSO 2. METADADOS DA SUBMISSÃO (INDEXAÇÃO)”, incluir os nomes dos autores e seus respectivos e-mails.
  7. Complete o resto do formulário com os dados do artigo: Título, resumo, abstract, indexação e agência de fomento.
  8.  Clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  9. Na página seguinte: “PASSO 3. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO”, leia os itens 1 a 5 e, principalmente, o texto vinculado ao link “Assegurando uma Avaliação Cega segura”
  10. Para transferir o arquivo, clicar em “PROCURAR”. Na janela “PROCURAR ARQUIVO”  selecionar o arquivo e clicar em “ABRIR”. O nome do arquivo aparecerá ao lado do botão Browse. Clicar em “TRANSFERIR”.
  11. Sob o título “DOCUMENTO DE SUBMISSÃO”, aparecerão os dados do arquivo. Por exemplo:
    Nome do documento:                     9588-29437-1-SM.doc
    Nome original do Documento:          Drumond.doc
    Tamanho do Documento:                19KB
    Data de transferência:                     2007/10/19 11:48 AM
  12. Conferir os dados e clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  13. Na página seguinte: “PASSO 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES”, repetir os passos do item “TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS”, caso tenha algum documento suplementar a ser enviado.
  14. Clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  15. Na página seguinte: “PASSO 5. CONFIRMAÇÃO DA SUBMISSÃO”. Conferir os dados informados em “RESUMO DE DOCUMENTOS” e clicar em “CONCLUIR SUBMISSÃO”

Visualização do Andamento da Submissão

  1. O autor poderá acompanhar o andamento da avaliação. Para isso, basta acessar o sistema, localizar o nome do artigo submetido e clicar no link da coluna “SITUAÇÃO”, por exemplo: “Em fila para Avaliação”
  2. Os arquivos com os comentários dos revisores estarão disponíveis para leitura ou para baixar no computador, em “POR PARES”. Basta clicar no nome do “DOCUMENTO TRANSFERIDO”, que surgirá a opção para abrir ou baixar o arquivo.


Orientações para Preparação de Artigo Científico

O trabalho submetido para avaliação preliminar deverá ser elaborado em programa Word for Windows ou compatível, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento duplo, em papel A4, margens de 2,5 cm, em uma única coluna, sem numeração de páginas e ter, no máximo, 6.000 (seis mil) palavras, já incluindo tabelas, e 10 (dez) figuras.

O documento deverá ter a numeraçao de linhas vísivel e contínua a partir do seu título, visando acelerar o processo de revisão pelos pares. 

IMPORTANTE: O(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) instituição(ções) e endereço(s) para correspondências NÃO DEVEM CONSTAR do texto, a identificação do trabalho será feita pelo preenchimento dos metadados da submissão e pelo número de identificação gerado automaticamente. Referências a publicação(ões) do(s) autor(es) dentro do texto ou na lista de referências devem aparecer somente como "AUTOR", de modo a garantir uma avaliação cega segura.

Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol e Inglês e serão publicados no idioma em que foi redigido originalmente. Os artigos deverão, obrigatoriamente, apresentar resumo em Português e Inglês. Além disso, caso o idioma escolhido não seja o Português, o título deverá obrigatoriamente ser apresentado secundariamente nesse idioma, sendo mantido o título original no idioma do artigo. O título do trabalho, com no máximo 140 toques, deverá aparecer na primeira página do trabalho, sem a identificação do(s) autor(es). 

Antecedendo o texto serão apresentados dois resumos em Português e Inglês. Para trabalhos redigidos em Espanhol, o segundo resumo será em Português e o terceiro em Inglês. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, variando entre 1.000 a 1.500 toques, apresentando de forma breve e objetiva a justificativa do trabalho, os métodos utilizados, os resultados e as conclusões. Após o resumo, incluir obrigatoriamente uma lista de até cinco palavras-chave que expressem o assunto do trabalho.

O texto deverá ser redigido de forma impessoal, objetiva, clara, precisa e coerente.

O título do trabalho deverá ser apresentado no idioma do trabalho e em Inglês. As abreviaturas deverão ser identificadas, por extenso, na primeira vez que aparecem no texto. As unidades das grandezas numéricas deverão obedecer aos padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI).

As tabelas serão numeradas seqüencialmente e inseridas normalmente dentro do texto. O título deve ser claro e conciso e colocado no topo da tabela. Outras informações relativas à tabela (origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da tabela, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que a do texto principal. 

As figuras (mapas, fotos, perfis, esboços, gráficos, diagramas, etc.), devem ser numeradas seqüencialmente. O título deve ser claro e conciso e colocado na base da figura. Outras informações relativas à figura (legenda, origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da figura, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que a do texto principal. As figuras devem ser preparadas em alta resolução (maiores que 1Mb). Para uma boa legibilidade, os símbolos e caracteres de texto das figuras devem ter tamanho mínimo de 1 mm, mesmo após a redução da figura.

As citações mencionadas no texto devem ser indicadas pelo sistema Autor-Data, obedecendo a norma ABNT NBR 10.520 (agosto/2002), ou a que estiver vigente. 

Verificação de Plágio - Obrigatório

O trabalho deverá ser submetido à verificaçao de plágio pela Revista Águas Subterrâneas. Será utilizado o software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br), gratuito. Recomendamos que os autores procedam à checagem antes da submissão, para evitar que o artigo seja recusado. Utilizamos os parâmetros internacionais: não serão aceitos artigos cujo índice de semelhança seja superior a 3%.

Orientações para Preparação de Estudo de Caso e Notas Técnicas

Para submissão na seção ECNT, o manuscrito deve ser formatado conforme este template. Os artigos submetidos nessa seção terão o número DOI, mas não serão formatados pela equipe editorial da Revista Águas Subterrâneas. O número máximo de páginas para essa seção é de 30 páginas. As citações mencionadas no texto devem ser indicadas pelo sistema Autor-Data, obedecendo a norma ABNT NBR 10.520 (agosto/2002), ou a que estiver vigente.                     

 

Informações Adicionais

Ao submeter o artigo à Revista Águas Subterrâneas, os autores declaram conjuntamente que consentem com a publicação do trabalho, com aceitação das recomendações dos relatores e a confirmação de não publicação em nenhum outro veículo enquanto estiver sendo avaliado pelos membros do Corpo Consultivo da revista.                     

A avaliação dos manuscritos é duplamente cega, isto é, tanto os avaliadores quanto os autores não tem acesso às identidades uns dos outros. O trabalho será submetido a pelo menos 3 (três) avaliadores, os quais emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, havendo ou não a necessidade de revisão do texto. Em caso de trabalho não aceito, será feito um comunicado aos autores informando, sucintamente, o motivo da recusa para publicação.

Após a adaptação do texto às recomendações dos avaliadores e editores, os autores enviarão ao Comitê Editorial uma cópia em meio digital para a análise final do trabalho. Os editores reservam-se o direito de fazer adaptações na forma do texto para manter a uniformidade da revista.

Antes da impressão da revista, os editores disponibilizarão no próprio sistema uma prova do trabalho para verificação e correção de possíveis erros de digitação e/ou diagramação. Nesta etapa, não serão admitidas quaisquer alterações no conteúdo do texto. Os autores deverão se manifestar sobre a aceitação da prova no prazo de 5 (cinco) dias. Excedido esse prazo, o artigo será considerado pronto para impressão.

EDITORIAL

Esta seção apresenta artigos assinados, não avaliados, de interesse para a área de hidrogeologia.

Artigos

Contribuições originais não publicadas anteriormente

Estudos de Caso e Notas Técnicas

Nesta seção são publicados estudos de caso e notas técnicas que apresentem informação original e de interesse geral.

O material submetido será avalido sumariamente pelo Editor de Seção designado e publicado de acordo com sua decisão editorial.

Os artigos aqui apresentados NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações revisadas por pares deste periódico. Leia DISCLAIMER na página.

Resumos de Teses e Dissertações

Serão publicados resumos de teses e dissertações já aprovadas, sem revisão por pares avaliadores da revista. A responsabilidade pelo texto é exclusiva do autor. O formato deverá ser extamente o mesmo da publicação no documento original (tese ou dissertação). A publicação dos resumos não é considerada como uma outra publicação (artigo, por exemplo), seu objetivo é exclusivamente o de divulgação de pesquisas na área.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.