Influência da proximidade de um aterro sanitário na qualidade das águas

Publicado
2020-07-28
Palavras-chave: Water quality. Landfill. Water con-tamination. Qualidade da água. Aterro sanitá-rio. Contaminação das águas.

    Autores

  • Erika de Almeida Sampaio Braga UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ http://orcid-org/0000-0003-0132-6064
  • Marisete Dantas de Aquino UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC
  • Petrúcio Maia Xenofonte UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Jedson Vieira de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Carlos Márcio Soares Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Luzia Suerlange Araújo dos Santos Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Edilson Holanda Costa Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

Diversos fatores contribuem para contaminação das águas tanto superficiais como subterrâneas localizadas próximas a um aterro sanitário. Isto deve-se provavelmente ao fato da formação de compostos decorrentes da decomposição da matéria orgânica do material que é depositado no aterro sanitário. Em consequência, a qualidade dessas águas são alteradas e não podem mais ser utilizadas para os diversos fins pela população. O estudo foi realizado em águas de rio e poço localizadas próximo a um aterro sanitário situado em um munícipio dentro da área metropolitana de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Foram coletadas três amostras de água de rio e uma amostra de água subterrânea durante três meses e foram realizadas as análises dos parâmetros indicadores de qualidade estabelecidos pelas Resolução nº 357, de 17 de março de 2005 e Resolução nº 396, de 07 de abril de 2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As análises seguiram as metodologias descritas no Standard Methods for the Examinations of Water and Wastewater (APHA, 2012) e foram realizadas no Laboratório de Química Ambiental da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC). De acordo com os resultados obtidos as concentrações de alguns parâmetros se encontraram em desacordo com os valores máximos estabelecidos pelas legislações citadas, sinalizando uma preocupação de risco para a saúde da população do local.

Como Citar
Braga, E. de A. S., Aquino, M. D. de, Xenofonte, P. M., Oliveira, J. V. de, Rocha, C. M. S., Mendes, L. S. A. dos S., & Costa Filho, E. H. (2020). Influência da proximidade de um aterro sanitário na qualidade das águas. Águas Subterrâneas, 34(2). https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29934