Análise das relações entre resistividade elétrica, condutividade hidráulica e parâmetros físico-químicos para o Aquífero Livre da Região de Corumbataí (SP)

Palavras-chave: Aquiclude. Salinity. Eectrical resistivity tomography. Permeability. Aquiclude. Salinidade. Tomografia elétrica. Permeabilidade.

    Autores

  • Fernanda Teles Rosa Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro (SP)
  • Cesar Augusto Moreira Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Ro Claro (SP)
  • Alan Carrara Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro (SP
  • Shaiely Fernandes dos Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro (SP)

Resumo

O Brasil é um país privilegiado em relação aos seus recursos naturais, mas enfrenta problemas de diagnóstico da situação das águas superficiais e subterrâneas, devido à qualidade e a quantidade deste recurso. Questões quanto aos parâmetros físico-químicos como elevada salinidade ou baixa condutividade hidráulica podem prejudicar o uso deste recurso hídrico subterrâneo. O estudo de procedimentos para diagnóstico direto e indireto de salinidade em aquíferos pode auxiliar na seleção de locais adequados para que ocorra a captação da água. Neste sentido, este estudo descreve uma análise comparativa entre dados geoquímicos e ensaios geofísicos em um aquífero livre, com salinidade elevada, numa tentativa de estabelecimento de correlações entre dados diretos e indiretos, além de possibilitar uma análise das limitações de uso do método geofísico da eletrorresistividade como ferramenta indicadora de graus de salinidade. O contexto geológico local é representado por solos argilosos assentados sobre siltitos e argilitos da Formação Corumbataí, unidade geológica pertencente à Bacia Sedimentar do Paraná. Esta unidade representa um aquiclude regional, com o nível aquífero livre no contato solo/rocha, caracterizado por salinidade variável e bastante utilizado como fonte de abastecimento em propriedades rurais. Os parâmetros físico-químicos medidos em amostras coletadas em poços foram: sólidos totais dissolvidos (STD), condutividade elétrica (CE), além de medidas de condutividade hidráulica (k). Os dados de STD e CE foram amplamente variáveis, mas resultaram numa correlação direta satisfatória. A comparação entre dados de resistividade elétrica com STD e com k não resultaram em correlações com resposta tão satisfatória, devido à complexidade geológica e salinidade amplamente variável, fatores que controlam a resistividade elétrica no ambiente geológico.

Como Citar
Rosa, F. T., Moreira, C. A., Carrara, A., & dos Santos, S. F. (2017). Análise das relações entre resistividade elétrica, condutividade hidráulica e parâmetros físico-químicos para o Aquífero Livre da Região de Corumbataí (SP). Águas Subterrâneas, 31(4), 384–392. https://doi.org/10.14295/ras.v31i4.28878