Potabilização de água salobra por meio de um dessalinizador solar portátil com refletores de radiação integrados

Publicado
2020-09-08
Palavras-chave: Water scarcity. Solar desalter. Solar energy. Water potability. Escassez hídrica. Dessalinizador solar. Energia solar. Potabilidade da água.

Resumo

Um dessalinizador solar portátil com refletores de radiação integrados foi utilizado com o intuito de obter uma água tratada conforme os padrões de potabilidade para o consumo humano. Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho térmico do dessalinizador solar para produção de água dessalinizada e a qualidade físico-química da água antes e após o processo de dessalinização. A água salobra foi coletada no poço no Sítio Poço de Pedra, no município de Juazeirinho – PB. Foi observado uma produção máxima de água potável de 2730,8 mL m-2 dia-1 para um índice de radiação solar média de 660,42 W m-2. Os resultados obtidos das análises físico-químicas das águas salobra e dessalinizada apresentaram reduções no teor de cloreto de 99,72%, o sódio de 99,88% e nos sólidos totais dissolvidos de 99,73% após o processo de dessalinização, atingindo valores de acordo com os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria do Ministério da Saúde vigente no país.

Como Citar
Silva, A. O., Brito, Y. J. V. de, Bezerra, V. R., Lima, G. G. C. de, de Medeiros, K. M., & Lima, C. A. P. de. (2020). Potabilização de água salobra por meio de um dessalinizador solar portátil com refletores de radiação integrados. Águas Subterrâneas, 34(3), 285–295. https://doi.org/10.14295/ras.v34i3.29923