Efeito da interpolação de dados hidrogeológicos em aquíferos sedimentares: estudo de caso no estado do Paraná

Publicado
2020-11-23
Palavras-chave: Spatial analysis. Hydrogeology. Paraná Basin. Bauru Basin. Análise espacial. Hidrogeologia. Bacia do Paraná. Bacia Bauru.

    Autores

  • Paula Gabriela Leal Hernandez Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7147-3110
  • Gustavo Barbosa Athayde Universidade Federal do Paraná
  • Camila de Vasconcelos Muller Athayde Universidade Federal do Paraná
  • Otavio Augusto Boni Licht Universidade Federal do Paraná

Resumo

A água subterrânea é de grande importância como reserva hídrica e o uso de Sistemas de Informações Geográficas tem se mostrado eficaz para a compreensão da ocorrência e movimentação deste recurso. O objetivo do estudo foi avaliar métodos de interpolação aplicados a dados hidrogeológicos com a verificação do impacto gerado pelo processo de estimativa. Os métodos avaliados foram os interpoladores Inverso da Distância Ponderada, Triangulação e Topo to Raster e os dados considerados foram os parâmetros hidrogeológicos dos aquíferos sedimentares no estado do Paraná: Furnas, Itararé, Rio Bonito, Passa Dois, Guarani e Caiuá. Os resultados foram avaliados de acordo com a ocorrência de estimativas positivas e negativas, normalized root mean square e precisão do interpolador ao gerar resultados mais próximos dos valores observados. Esse estudo mostrou o efeito da interpolação em dados hidrogeológicos indicando que o Inverso da Distância Ponderada foi o método mais adequado para os parâmetros e aquíferos focos do estudo, pois apresentou as menores variações entre os valores observados e os estimados e os menores valores de normalized root mean square (entre 0 e 0,108). Esse estudo demonstra a importância em escolher o método adequado para intepretação de dados em regiões não amostradas devido às grandes variações em interpolar dados.

Como Citar
Hernandez, P. G. L., Athayde, G. B., Athayde, C. de V. M., & Licht, O. A. B. (2020). Efeito da interpolação de dados hidrogeológicos em aquíferos sedimentares: estudo de caso no estado do Paraná. Águas Subterrâneas, 35(1), 1–11. https://doi.org/10.14295/ras.v35i1.29911