APLICAÇÃO DO METÓDO MIHA PARA AVALIAÇÃO DE RESERVAS RENOVÁVEIS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO ITABIRITO/MG

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • PAULO FERNANDO PEREIRA PESSOA Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • RINALDO AFRÂNIO FERNANDES
  • GISELE KIMURA
  • DORA ATMAN
  • LAILA GARCIA MAIA GONÇALVES
  • EDNILSON DA SILVA ROSA
  • ROGÉRIO SILVA LUCAS

Resumo

O MIHA (Método Integrado de Avaliação Hidrogeodinâmica - Pessoa et al. (no prelo)) tem sido desenvolvido e aplicado em estudos de quantificação de reservas renováveis de águas subterrâneas para bacias hidrográficas situadas no Quadrilátero Ferrífero, como a do rio Itabirito (e.g AGB, MYR, 2013), assim como para a bacia do rio São Francisco (e.g. ANA, 2015). O rio Itabirito, estudo de caso ora apresentado, situa-se no alto curso da bacia hidrográfica do rio das Velhas, sendo um dos seus principais afluentes. A sua bacia se enquadra no contexto geológico, geomorfológico, climático e hidrográfico do Quadrilátero Ferrífero, contribuindo para o abastecimento de água de parte da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A aplicação do MIHA para o cálculo de reservas renováveis da bacia do rio Itabirito partiu de um estudo solicitado pela Agência de Bacia do Rio das Velhas, AGB Peixe Vivo (AGB-MYR, 2013), sendo um dos objetivos aferir as disponibilidades hídricas subterrâneas para atendimento de demandas crescentes de água levantadas pelo Subcomitê do Rio Itabirito (SCBH Rio Itabirito) e consolidadas no Projeto “Conhecendo o Rio Itabirito”.

Esta metodologia utiliza a análise dos hidrogramas para separação dos escoamentos superficial e subterrâneo, estabelecendo-se, assim, uma relação direta entre recarga média subterrânea e fluxo de base médio em bacias representativas, e sua ponderação em função da distribuição espacial e da porosidade efetiva das unidades hidrogeológicas. Isto se reflete em um zoneamento de tipologias hidrogeológicas com menor ou maior capacidade de transmissão de água do aquífero para o curso d’água e, assim, na avaliação ponderada das ofertas hídricas subterrâneas.

O método MIHA tem permitido identificar aspectos importantes, tais como relações de ganhos ou perdas de água entre bacias hidrográficas contíguas, bem como estabelecer a contribuição relativa de cada unidade hidrogeológica para o fluxo de base de uma determinada seção.

Como Citar
PEREIRA PESSOA, P. F., FERNANDES, R. A., KIMURA, G., ATMAN, D., MAIA GONÇALVES, L. G., DA SILVA ROSA, E., & SILVA LUCAS, R. (2021). APLICAÇÃO DO METÓDO MIHA PARA AVALIAÇÃO DE RESERVAS RENOVÁVEIS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO ITABIRITO/MG. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29425