VARIAÇÃO TEMPORAL DE PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS UTILIZADAS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO EM SÃO CARLOS (SP)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • CAMILA MARCON DE CARVALHO LEITE Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • MARIA JULIA MODESTO LERIANO
  • NATÁLIA PELINSON
  • LEILA JORGE PATRIZZI
  • EDSON CEZAR WENDLAND

Resumo

Dentre as lacunas relacionadas ao planejamento do uso das águas, estão inseridas as dificuldades que envolvem o monitoramento e caracterização dos sistemas de aquíferos. Este trabalho tem como objetivo estudar a variação dos parâmetros de águas subterrâneas localizadas no município de São Carlos (SP), assim como verificar suas tendências hidroquímicas ao longo do período amostral. Para tanto, foram selecionados 3 poços de abastecimento público, em que foram realizadas 5 campanhas de coletas (para os poços 1 e 3) e 4 campanhas (para o poço 2), em diferentes fases do ano hidrológico. Considerou-se a heterogeneidade hidroquímica e litoestatigráficana na seleção dos poços amostrados.As amostras de águas subetrrâneas foram caracterizadas hidroquímicamente (íons principais) e apresentadas em gráficos de distribuição em função do tempo. Dentre os parâmetros avaliados, apenas os íons bicarbonato e cálcio apresentaram variação temporal significativa para os três poços estudados, sendo consequência da variação do pH da água. Isso também acarretou na variação expressiva da condutividade elétrica dessas amostras. Por outro lado, em alguns poços, também se verificou variação de nitrato, potássio e cloreto, que também refletem na condutividade elétrica. Todos os parâmetros apresentaram concetração inferior aos valores máximos estabelecidos pela resolução CONAMA 396 de 2008.

Como Citar
DE CARVALHO LEITE, C. M., MODESTO LERIANO, M. J., PELINSON, N., PATRIZZI, L. J., & WENDLAND, E. C. (2021). VARIAÇÃO TEMPORAL DE PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS UTILIZADAS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO EM SÃO CARLOS (SP). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29332