Diagnóstico hidrogeológico da Mina Osamu Utsumi (Poços de Caldas - MG) por meio de análise estrutural e ensaio geofísico

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • DÉBORA ANDRADE TARGA Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • CÉSAR AUGUSTO MOREIRA
  • PEDRO LEMOS CAMARERO

Resumo

A Mina Osamu Utsumi, localizada no município de Caldas – MG, foi durante muito tempo alvo de exploração de minério de urânio e hoje está em fase descomissionamento. A implantação do empreendimento mineiro promoveu profundas modificações no padrão natural dos fluxos hidrológicos tanto superficiais quanto subsuperficiais (Holmes et al. 1992). O avanço das escavações causou o desconfinamento dos maciços rochosos, o que gerou um alívio de tensões e contribuiu para o aumento das descontinuidades (Zea Huallanca, 2004).

No caso de exploração de insumos minerais associados a sulfetos, como é o caso do urânio, a percolação de água em fraturas dos maciços rochosos contribui para a formação de drenagem ácida. Esta é resultado da oxidação dos minerais sulfetados, principalmente a pirita (FeS2), na presença de água e oxigênio. A redução do pH das águas provoca a solubilização de metais pesados encontrados tanto nos maciços rochosos quanto nas pilhas de estéril, como Cu, Ni, Cd, U, Mn e Zn, com incremento da mobilidade e risco de carreamento para as drenagens da região, com imapctos diretos nos mananciais superficiais e subterrâneos (Carvalho et al. 2000). O tratamento das águas ácidas na mina representa uma grande parcela dos gastos com a manutenção do empreendimento, em função do grande volume de água que interage com os sulfetos dos maciços e escoa até à cava.

Com o intuito de compreender a dinâmica hidrológica próxima à cava da mina e contribuir para a adoção de medidas remediadoras que contenham a formação de drenagem ácida, o presente trabalho traz uma análise conjunta entre o levantamento de medidas estruturais dos planos de fraturas dos maciços e o método de eletrorresistividade a partir do arranjo Schlumberger e técnica do imageamento elétrico, com o intuito de identificar os caminhos preferenciais para a percolação dos fluxos subterrâneos e possíveis zonas saturadas.

Como Citar
TARGA, D. A., MOREIRA, C. A., & CAMARERO, P. L. (2021). Diagnóstico hidrogeológico da Mina Osamu Utsumi (Poços de Caldas - MG) por meio de análise estrutural e ensaio geofísico. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29301