Avaliação da saturação efetiva ar-LNAPL em solos lateriticos com distribuição multimodal de tamanho de poros

Publicado
2019-03-27
Palavras-chave: Capillary pressure. Effective saturation. LNAPL. Specific volume. Pressão capilar. Saturação efetiva. LNAPL. Volume específico.

    Autores

  • Miguel Alfaro Soto Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro-SP
  • Eduardo Patricio dos Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro-SP
  • Chang Hung Kiang Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro-SP

Resumo

Este trabalho visa avaliar a adequabilidade do modelo desenvolvido pela API (2007) na obtenção indireta de curvas de saturação efetiva para sistemas ar-LNAPL em solos de características lateríticas e com distribuição multimodal de tamanho de poros, tal como os encontrados em diferentes territórios do Brasil. Para esse objetivo, amostras de um solo típico do estado de São Paulo foram submetidas a testes para determinação das saturações efetivas de sistemas ar-água e ar-LNAPL a partir do hanging column test, bem como do papel filtro. Os resultados mostraram curvas de retenção típicas de solo com distribuição de tamanho de poros multimodal, sejam para sistemas ar-água ou ar-LNAPL. Adicionalmente, a obtenção de curvas de saturação efetiva ar-LNAPL a partir de sistemas ar-água por meio de equações foram coerentes, desde que sejam utilizados modelos de pressão capilar trimodais. Finalmente, tal como apontado por Alfaro Soto e Chang (2015), deve-se ressaltar que a modificação de modelos de previsão de volumes específicos de contaminantes para remediação em solos tropicais é necessária, devido às suas características de retenção diferenciadas.    

Como Citar
Soto, M. A., Santos, E. P. dos, & Kiang, C. H. (2019). Avaliação da saturação efetiva ar-LNAPL em solos lateriticos com distribuição multimodal de tamanho de poros. Águas Subterrâneas, 33(1), 102–108. https://doi.org/10.14295/ras.v33i1.29192