Modelo conceitual da degradação de poliacrilamidas (PAM) em compostos nitrogenados

Publicado
2018-12-09
Palavras-chave: ETA sludge. Polyacrylamide (PAM). Nitrogen compounds. Conceptual Model. lodo ETA. Poliacrilamida (PAM). Compostos Nitrogenados. Modelo Conceitual.

    Autores

  • Aline Diorio dos Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Programa de Geociências e Meio Ambiente
  • Chang Hung Kiang UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Programa de Geociências e Meio Ambiente Laboratório de estudos de Bacias (LEBAC)
  • Elias Hideo Teramoto UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Programa de Geociências e Meio Ambiente Laboratório de estudos de Bacias (LEBAC)
  • Rosely Aparecida Liguori Imbernon Universidade de São Paulo (USP) Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH
  • Anibal Bem David Albino Muchimbane Diretoria Nacional de Geologia

Resumo

Esse estudo teve como objetivo avaliar os impactos gerados por polímero Poliacrilamida (PAM), encontrados em resíduos de estação de tratamento de água. A degradação do PAM pode estar associada à presença de compostos nitrogenados na água, como amônio, nitratos e nitritos, sendo essencial a avaliação da degradação deste polímero.  A metodologia envolveu a elaboração de um Modelo Conceitual para a disposição de lodo de ETA em aterros tecnogênicos, com enfoque em poliacrilamidas e sua degradação em compostos nitrogenados. O modelo foi validado a partir de dados observados em um estudo de caso desenvolvido em Taiaçupeba, Suzano, SP. Observou-se que no processo de nitrificação, por via aeróbia, o íon amônio é oxidado a nitritos e posteriormente a nitratos; e por via anaeróbia, uma reação anamox, em que amônio é oxidado e nitrito reduzido, liberando gás nitrogênio em ambiente redutor. Adicionalmente, foram observados íon amônio, óxido de manganês e hidróxido de ferro (abundantes no solo in situ e também no lodo) sendo oxidados a nitrogênio gasoso e consumindo íons H+ no meio. A variação do nível de água do aquífero freático pode influenciar as concentrações observadas em razão do incremento da espessura da zona saturada, possibilitando o contato com camadas superficiais de PAM.

Como Citar
dos Santos, A. D., Kiang, C. H., Teramoto, E. H., Imbernon, R. A. L., & Albino Muchimbane, A. B. D. (2018). Modelo conceitual da degradação de poliacrilamidas (PAM) em compostos nitrogenados. Águas Subterrâneas, 32(3), 364–371. https://doi.org/10.14295/ras.v32i3.29181