Análise de Desempenho de Modelos de Infiltração Unidimensional de Água no Solo

Palavras-chave: nfiltration models. Groundwater. Recharge of groundwater. Modelos de Infiltração. Águas Subterrâneas. Recarga dos lençóis freáticos.

    Autores

  • Diogo Botelho Correa de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Willames de Albuquerque Soares Universidade de Pernambuco
  • Marco Aurelio Calixto Ribeiro de Holanda Universidade de Pernambuco

Resumo

A crescente urbanização e impermeabilização do solo agrava diversos efeitos negativos no ciclo hidrológico da água, impactando diretamente na recarga dos lençóis freáticos e das águas subterrâneas. Em uma região central e relevante da cidade do Recife, objetivou-se analisar o desempenho de seis modelos numéricos de infiltração unidimensional de água no solo: Kostiakov, Horton, Philip, Kostiakov-Lewis, SCS e Swartzendruber, comparando suas modelagens com testes de infiltração de campo, realizados com a utilização de infiltrômetro. Para análise de desempenho utilizaram-se os seguintes parâmetros estatísticos: coeficiente de determinação, razão de desvios, eficiência de modelagem e o erro quadrático médio. Todos se mostraram bastante eficazes em realizar o proposto, destacando-se o de Kostiakov-Lewis, que apresentou excelente desempenho em todos os indicadores estatísticos.

Como Citar
Oliveira, D. B. C. de, Soares, W. de A., & Holanda, M. A. C. R. de. (2018). Análise de Desempenho de Modelos de Infiltração Unidimensional de Água no Solo. Águas Subterrâneas, 32(1), 35–42. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28947