Potencialidades hídricas no Aquífero Carstico Salitre na região de Irecê, Bahia

Publicado
2018-05-30
Palavras-chave: Transmissivity. Specific Capacity. Salitre Karstic Aquifer. Potentials. Transmissividade. Capacidade Específica. Aquífero Cárstico Salitre. Potencialidades.

    Autores

  • Thiago Dos Santos Gonçalves Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Rogério Bastos Leal Universidade Federal da Bahia

Resumo

Os aquíferos cársticos apresentam propriedade hidráulicas peculiares, dificultando a aquisição de parâmetros hidráulicos, como a transmissividade – T, pelos métodos analíticos concebidos atualmente. Assim, este trabalho propõe estimar T no Aquífero Cárstico Salitre – ACS na região de Irecê através de dados de Capacidade Específica – Sc. Para isto foram processados dados de 213 testes de bombeamento, sendo estes, utilizados os métodos de recuperação de Theis e da avaliação do rebaixamento para estimar T e Sc, respectivamente. Sendo possível a comparação entre esses dois parâmetros, pelo Modelo de Regressão Linear – MRL, e assim, determinar a função empírica, , característica para o ACS. Após estabelecido o modelo empírico, foram utilizados valores de Sc extraídos de 1.334 ensaios de bombeamento, e, assim, calculado os valores de em função de . Os valores de  foram espacializados resultando em cinco diferentes domínios de produtividade, demonstrando que o ACS se apresenta dominantemente com potencialidades moderadamente baixas. Este trabalho apresentou uma importante ferramenta na concepção de T no ACS e sua disposição espacial. Portanto, uma importante ferramenta para entidades gestoras e perfuradores de poços da região.

Como Citar
Gonçalves, T. D. S., & Leal, L. R. B. (2018). Potencialidades hídricas no Aquífero Carstico Salitre na região de Irecê, Bahia. Águas Subterrâneas, 32(2), 191–199. https://doi.org/10.14295/ras.v32i2.28940