Determinação de ânions para análise da qualidade da água subterrânea no município de Medianeira (PR)

Publicado
2017-08-29
Palavras-chave: Groundwater. Anions. Water quality. Serra Geral Aquifer. Águas subterrâneas. Ânions. Qualidade das águas. Aquífero Serra Geral.

    Autores

  • Éder Lisandro de Moraes Flores Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira
  • Rafael Flores de Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira
  • Cristiane Witcel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira
  • Eduardo Eyng Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira
  • Alex Sanches Torquato Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira
  • Cristiane Canan Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira

Resumo

O Município de Medianeira, no Estado do Paraná, está situado sobre o Aquífero Serra Geral (ASG) o qual se sobrepõe ao Aquífero Guarani. As águas destes aquíferos são amplamente consumidas pelo segmento agroindustrial e para o abastecimento público. No Município de Medianeira (PR), o sistema de saneamento tem uma abrangência restrita no perímetro urbano e é inexistente na zona rural.  Assim, o despejo de esgotos domésticos é feito rotineiramente com o uso de fossas sépticas construídas de forma irregular e muitas vezes sem revestimento adequado e/ou sem sumidouros. Além disso, na zona rural, atividades como a avicultura e a suinocultura também são potenciais fontes de contaminação do solo e da água subterrânea. Com a finalidade de avaliar a qualidade das águas subterrâneas em Medianeira (PR), foram monitorados 42 poços situados na zona rural e urbana, com relação às concentrações de nitrato (NO3-), nitrito (NO2-), fluoreto   (F-), cloreto  (Cl-), sulfato (SO42-), fosfato (PO43-) e brometo (Br-). Este monitoramento foi realizado em duas etapas durante o ano de 2014. Os resultados obtidos revelaram em alguns pontos concentrações de NO3- e F- acima do valor máximo permitido (VMP) pela Legislação Brasileira para padrões de potabilidade. Na primeira etapa do monitoramento, foram obtidos valores para NO3- acima do VMP em 03 pontos amostrados, enquanto na segunda etapa, a concentração de NO3- acima do VMP foi determinada em 05 pontos, com reincidência em um deles. Apesar de ser um estudo preliminar, ficou evidente a necessidade de maior atenção quanto ao controle da utilização das águas subterrâneas em Medianeira (PR), uma vez que em muitos destes locais a água é destinada exclusivamente ao consumo humano.

Como Citar
Flores, Éder L. de M., Campos, R. F. de, Witcel, C., Eyng, E., Torquato, A. S., & Canan, C. (2017). Determinação de ânions para análise da qualidade da água subterrânea no município de Medianeira (PR). Águas Subterrâneas, 31(4), 292–298. https://doi.org/10.14295/ras.v31i4.28863