Aplicação do método phytoscreening para determinação de hidrocarbonetos clorados em área tropical - Brasil – SP

Publicado
2017-04-05
Palavras-chave: Phytoscreening. VOCs. Chlorinated compounds. contaminated áreas. Phytoscreening. VOCs. Compostos clorados. Áreas contaminadas.

    Autores

  • Daniela Ferraz UNESP - CAMPUS RIO CLARO
  • Luciana Polese UNESP - CAMPUS RIO CLARO
  • Marco Aurelio Zequim Pede UNESP - CAMPUS RIO CLARO
  • Hung Kiang Chang UNESP - CAMPUS RIO CLARO

Resumo

Neste trabalho foram averiguadas a aplicabilidade e a eficácia do método phytoscreening na investigação e determinação de plumas de contaminação em uma área impactada por hidrocarbonetos clorados em ambiente tropical. Foram analisadas amostras de 106 árvores presentes em uma área contaminada localizada no município de Porto Feliz, SP, Brasil. Em laboratório, os troncos de árvore (tree cores) foram analisados utilizando-se um cromatógrafo gasoso acoplado a um espectrômetro de massas e amostrador headspace (HS-GC-MS). A partir desses dados foram confeccionados mapas da pluma de contaminação e da distribuição espacial dos diferentes contaminantes orgânicos encontrados – clorofórmio, trans-1,2-dicloroeteno; cis-1,2-dicloroeteno; tetracloreto de carbono; 1,2-dicloroetano; tricloroeteno; tetracloroeteno; 1,1,2-tricloroetano e 1,1,2,2-tetracloroetano. A aplicação de phytoscreening demonstrou ser um método rápido e de baixo custo para a detecção de áreas contaminadas por organoclorados em ambiente tropical; os resultados evidenciam sua aplicabilidade e eficácia na investigação preliminar de áreas impactadas por esse tipo de contaminante.

Como Citar
Ferraz, D., Polese, L., Pede, M. A. Z., & Chang, H. K. (2017). Aplicação do método phytoscreening para determinação de hidrocarbonetos clorados em área tropical - Brasil – SP. Águas Subterrâneas, 31(2), 74–88. https://doi.org/10.14295/ras.v31i2.28664