Tipos hidroquímicos do Sistema aquífero Bauru no Estado de São Paulo

Publicado
2016-08-15
Palavras-chave: Bauru Aquifer System. Hydrochemistry. Groundwater. Sistema Aquífero Bauru. Hidroquímica. Água Subterrânea.

    Autores

  • Chang Hung Kiang UNESP
  • Marcia Regina Stradioto UNESP
  • Flávio Paula e Silva FUNDUNESP

Resumo

A captação de água subterrânea para abastecimento público está presente em 55% dos municípios brasileiros. No estado de São Paulo, aproximadamente 72% dos municípios são total ou parcialmente abastecidos por água subterrânea, atendendo a uma população de cerca de 5,5 milhões de pessoas. Nesse contexto, o Sistema Aquífero Bauru ganha relevância por ser um dos mais explorados no interior do estado. O presente trabalho apresenta a caracterização e classificação hidroquímica de quatro unidades aquíferas que compõem esse sistema aquífero em São Paulo. Os estudos foram desenvolvidos na região de ocorrência dos sedimentos cretácicos do Grupo Bauru no estado de São Paulo, com coleta de águas subterrâneas em poços estrategicamente  selecionados. A seleção foi direcionada para poços com produção em um único aquífero e regionalmente distribuídos. Aos resultados obtidos foram agregrados dados de análises químicas de trabalhos anteriores, com vistas à obtenção de uma caracterização hidroquímica conjunta para o Sistema Aquífero Bauru. As águas foram classificadas predominantemente como bicarbonatadas cálcicas e sódicas, seguidas de sulfatadas cálcicas e cloretadas sódicas. As águas do Aquífero Caiuá são as menos salinas e e as do Aquífero Santo Anastácio as mais mineralizadas.

Como Citar
Kiang, C. H., Stradioto, M. R., & Silva, F. P. e. (2016). Tipos hidroquímicos do Sistema aquífero Bauru no Estado de São Paulo. Águas Subterrâneas, 30(2), 224–245. https://doi.org/10.14295/ras.v30i2.28005