Relação entre o escoamento de base e os diferentes sistemas hidrogeológicos do Estado de Minas Gerais

Publicado
2015-11-27
Palavras-chave: Hydrograph separation. Hydrogeology. Numeric filter. Separação da Hidrógrafa. Hidrogeologia. Filtro Numérico.

    Autores

  • Gilberto Coelho Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Lucas Machado Pontes
  • Marcelo Linon Batista
  • Carlos Rogério de Mello Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Antônio Marciano da Silva

Resumo

Estimativas da separação do escoamento superficial em escoamento superficial direto e escoamento de base são importantes para avaliar, entre outros aspectos, a capacidade de manutenção de vazões em períodos de estiagem e a análise das relações entre o escoamento de base e as classes hidrogeológicas pode contribuir para o entendimento dos processos hidrológicos envolvidos. O presente trabalho objetivou estimar o escoamento de base em oito seções de cursos d’água que caracterizam os sistemas hidrogeológicos do Estado de Minas Gerais. Para isto foi utilizado um filtro numérico de modo a avaliar a relação entre sistemas aquíferos e regime de fluxo d’água. Foram utilizados dados diários de vazão, no intervalo de 01/10/1981 a 30/09/1991. Em todos os casos, o escoamento de base foi responsável por mais de 50% da vazão dos cursos d’água. Os aquíferos compostos por litotipos xistosos, pelíticos e por cobertura detrítica apresentam relação entre o escoamento de base e o escoamento superficial menor do que os demais e, portanto, a mesma classificação estatística. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a hidrogeologia exerce influência indireta na relação entre o escoamento de base e a vazão dos cursos d’água.

Como Citar
Coelho, G., Pontes, L. M., Batista, M. L., Mello, C. R. de, & da Silva, A. M. (2015). Relação entre o escoamento de base e os diferentes sistemas hidrogeológicos do Estado de Minas Gerais. Águas Subterrâneas, 29(3), 257–267. https://doi.org/10.14295/ras.v29i3.27977