Aplicação dos métodos DRASTIC e POSH para a determinação da vulnerabilidade e perigo à contaminação do Aquífero Utiariti na cidade de Sinop/MT.

Publicado
2014-04-11

    Autores

  • Crysthian Roberto Macedo da Silva UFMT

Resumo

Este trabalho foi realizado na cidade de Sinop, localizada no centro norte do estado de Mato Grosso, com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade e o perigo à contaminação do Aquífero Utiariti, usando os métodos DRASTIC e POSH. Os dados geológico, pedológico, hidrogeológico e de topografia usados na aplicação do DRASTIC foram compilados de trabalhos já realizados na área, enquanto os dados das fontes potenciais de contaminação foram coletados na área. As classes de vulnerabilidade determinadas pelo DRASTIC foram a moderada ocorrendo em 84% da área e a alta em 16%. Na área foram identificadas 12 fontes potenciais de contaminação, as quais foram classificadas através do POSH em reduzida, moderada e elevada. Os riscos à contaminação do aquífero são moderado, alto e muito alto em ambas as vulnerabilidades, onde estão situadas as fontes de contaminação mais ameaçadoras das águas subterrâneas. Estes resultados poderão ser utilizados para propor medidas preventivas e corretivas visando a preservação da qualidade das águas do aquífero.

Como Citar
Macedo da Silva, C. R. (2014). Aplicação dos métodos DRASTIC e POSH para a determinação da vulnerabilidade e perigo à contaminação do Aquífero Utiariti na cidade de Sinop/MT. Águas Subterrâneas, 28(1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27896