INVESTIGAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROQUÍMICOS NO AQUÍFERO URUCUIA MUNICÍPIOS DE JABORANDI E CORRENTINA-BA

Publicado
2012-01-28

    Autores

  • LEANIZE TEIXEIRA OLIVEIRA CPRM - Serviço Geológico do Brasil
  • ROBÉRIO BÔTO DE AGUIAR CPRM - Serviço Geológico do Brasil

Resumo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vem desenvolvendo estudos técnico-científicos na região Oeste da Bahia, com o objetivo de levantar, gerar e disponibilizar informações e conhecimentos sobre a ocorrência, potencialidades, circulação e utilização das águas subterrâneas no aquífero Urucuia. Neste contexto insere-se o projeto intitulado “Pesquisa Hidrogeológica em Bacias Sedimentares no Nordeste Brasileiro”, viabilizado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que abrange entre outras Bacias Sedimentares do Nordeste a Bacia Sanfranciscana, sub-bacia Urucuia.
Entre as atividades previstas e produtos vinculados ao projeto está a avaliação da vulnerabilidade do aqüífero e risco de contaminação. Desta forma, sendo a principal atividade econômica da região Oeste da Bahia o agronegócio, foram feitas análises de resíduos de agroquímicos em águas subterrâneas e águas superficiais, totalizando cinquenta amostras. Foram utilizados os método GOSS, os critérios estabelecidos pela EPA e o índice GUS para avaliar o risco de contaminação da água subterrânea por agroquímicos, mas apesar dos resultados indicarem médio a alto potencial de contaminação, não foi constatado a presença dos princípios ativos nas amostras analisadas.

Como Citar
TEIXEIRA OLIVEIRA, L., & BÔTO DE AGUIAR, R. (2012). INVESTIGAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROQUÍMICOS NO AQUÍFERO URUCUIA MUNICÍPIOS DE JABORANDI E CORRENTINA-BA. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27738