ESTUDOS SOBRE OS EFEITOS DA RECARGA ARTIFICIAL (RA) SOBRE O AQUÍFERO CAUÊ, NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO-MG
Resumo
O presente estudo buscou avaliar o efeito de uma cava fechada como uma estrutura de recarga artificial (RA) em um ambiente de mineração de ferro.
Para tanto, foram escolhidas regiões onde existem minerações de ferro e áreas com características hidrogeológicas similares, porém sem atividades de mineração. As regiões selecionadas encontram-se sobre o Aquífero Cauê, no contexto geológico do Quadrilátero Ferrífero.
Foram então calculados os valores de escoamento de base a partir do monitoramento das vazões de descarga do Aquífero Cauê. Os números encontrados foram então correlacionados às taxas de recarga conforme metodologia apresentada por CUSTÓDIO & LLAMAS (2001).
Os resultados encontrados indicam que em uma região onde houve a formação de uma cava fechada de lavra de ferro, a mesma funcionou como uma excelente estrutura de RA para o Aquífero Cauê, elevando a taxa de recarga e até mesmo dobrando a mesma.