REQUALIFICAÇÃO URBANA EM ÁREA DE RECARGA DO GUARANI: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL

Publicado
2005-09-11

    Autores

  • Flávia Buischi Olaia
  • Vera Lúcia Blat Migliorini

Resumo

O trabalho apresenta o projeto de intervenção realizado em um loteamento localizado sobre a área de recarga do Aqüífero Guarani na cidade de Ribeirão Preto-SP.
O objeto de estudo é o Loteamento Residencial e Comercial Palmares, localizado na zona leste da cidade de Ribeirão Preto - SP, Brasil, em área classificada pelo Zoneamento Ambiental do Município, como Zona de Uso Especial, por abranger área de recarga do Aqüífero Guarani.
Tem como objetivo propor soluções ambientalmente adequadas, proporcionando à população melhor qualidade de vida, através das intervenções propostas, como a sensibilização ambiental perante a sociedade e propostas de integração do uso e ocupação do solo existentes com as especificidades do ambiente local, mitigando os impactos presentes no objeto de estudo, em função de se tratar de uma zona de recarga do referido aqüífero.
O Aqüífero Guarani é considerado o maior do planeta em área de recarga, conhecido como possui uma área de 1.200 mil Km² na bacia do Paraná. A área de afloramento destas duas formações ocorre próximo à borda leste da bacia sedimentar do Paraná, na região central do estado de São Paulo, passando pela cidade de Ribeirão Preto, merecendo destaque devido à necessidade de medidas especiais de proteção.

Como Citar
Olaia, F. B., & Migliorini, V. L. B. (2005). REQUALIFICAÇÃO URBANA EM ÁREA DE RECARGA DO GUARANI: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23219