ESTIMATIVA DO RISCO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO POR PESTICIDAS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE, COM APLICAÇÃO DO MÉTODO DE GOSS E ÍNDICE DE GUS.

Publicado
2010-09-06
Palavras-chave: Método de Goss, Índice de GUS, Pesticidas, Tianguá

    Autores

  • Thiciana Guedes Canuto
  • Allyne Ferreira Gama
  • Francisco Maurício de Sá Barreto
  • Mariano da Franca Alencar Neto

Resumo

A utilização de agrotóxicos em campos agricultáveis surgiu com o objetivo de aumentar a produção agrícola, através do fortalecimento das culturas e da minimização de perdas decorrentes de pragas. Tais insumos quando utilizados em horizonte temporal podem trazer prejuízos imensuráveis ao meio ambiente. O presente trabalho investigou a contaminação em águas superficiais e subterrâneas pelos pesticidas atrazina, simazina e metil paration, aplicados nas culturas desenvolvidas na Serra da Ibiapaba, município de Tianguá – CE, utilizando o método de Goss e o índice de GUS. Estes critérios baseiam-se em propriedades físico-químicas dos princípios ativos de cada agrotóxico. Por meio da comparação entre os modelos, a atrazina e a simazina apresentaram alto potencial de contaminação para água superficial e potenciais lixiviadores para água subterrânea. O metil paration mostrou médio potencial e não lixiviável, na avaliação respectiva de água superficial e subterrânea. Os resultados mostraram a necessidade do monitoramento constante dos níveis desses resíduos na área de estudo.

Como Citar
Canuto, T. G., Gama, A. F., Barreto, F. M. de S., & Alencar Neto, M. da F. (2010). ESTIMATIVA DO RISCO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO POR PESTICIDAS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE, COM APLICAÇÃO DO MÉTODO DE GOSS E ÍNDICE DE GUS. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23083