ASPECTOS QUALITATIVOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA - CE

Publicado
1998-07-25

    Autores

  • Itabaraci Nazareno Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Liano Silva Veríssimo CPRM
  • Aldo da Cunha Rebouças CEPAS/USP

Resumo

O trabalho apresentado constitui-se de dados sobre qualidade das águas subterrâneas resultante da pesquisa hidrogeológica realizada na Região Metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará.
Tem como objetivo contribuir para o conhecimento do problema da qualidade da água e conservação dos mananciais subterrâneos.
A metodologia de trabalho constou da pesquisa bibliográfica e cadastro das análises físico-químicas (1.478) e bacteriológicas (1.073) no âmbito da RMF. Na área existem quatro (04) sistemas aqüíferos: Dunas/Paleodunas, Barreiras, Aluviões e Meio Cristalino. No geral as águas são cloretadas sódicas, com boa qualidade química, mas possuindo problemas quanto a qualidade bacteriológica, em função da presença de coliformes fecais, com predominância da bactéria Eschirichia coli.

Como Citar
Cavalcante, I. N., Veríssimo, L. S., & Rebouças, A. da C. (1998). ASPECTOS QUALITATIVOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA - CE. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22269