Classificação da água subterrânea para uso na irrigação

Publicado
2020-10-20
Palavras-chave: Groundwater, Sodium Adsorption Ratio, Conductivity, Water classifi-cation, use in irrigation. Águas subterrâneas, Razão de Adsorção de sódio, Condutividade, Classificação da água, uso em irrigação.

    Autores

  • Erika de Almeida Sampaio Braga Universidade Federal do Ceará http://orcid-org/0000-0003-0132-6064
  • Marisete Dantas de Aquino UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Carlos Márcio Soares Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Luzia Suerlange Araújo dos Santos Mendes FUNDAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL DO CEARÁ (NUTEC)
  • Rebeca Felipe dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

Em regiões que sofrem de escassez continua de água, a instalação de poços é uma pratica comum. Embora seja um meio eficaz para a obtenção de água, esse método não garante a qualidade da água. No Estado do Ceará, predomina o embasamento das rochas cristalinas e, como consequência, as águas contêm elevadas concentrações de íons que conferem uma alta salinidade a água. Uma das utilizações dessas águas é para a irrigação e, águas com alta salinidade, causam danos às espécies vegetais. Por essa razão, torna-se necessário uma avaliação da qualidade da água para esse uso. O estudo foi realizado em águas subterrâneas captadas de poços localizadas em cinco localidades de dois diferentes municípios do Estado do Ceará. As amostras de água foram coletadas durante o período de janeiro a março de 2020 e os parâmetros selecionados foram cálcio, magnésio e sódio, para o cálculo da Razão de Adsorção de Sódio (RAS) e, a Condutividade Élétrica (CE), para fazer a classificação das águas, segundo os riscos de sodificação (sódio) e salinização. As análises seguiram as metodologias descritas no Standard Methods for the Examinations of Water and Wastewater (APHA, 2012) e foram realizadas no Laboratório de Química Ambiental da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC). Conforme os resultados obtidos para as classes de risos, pode-se concluir que as águas subterrâneas estavam impróprias para o uso em irrigação, a não ser que precauções especiais sejam tomadas para o uso.

Como Citar
Braga, E. de A. S., Aquino, M. D. de, Rocha, C. M. S., Mendes, L. S. A. dos S., & Silva, R. F. dos S. (2020). Classificação da água subterrânea para uso na irrigação. Águas Subterrâneas, 34(3). https://doi.org/10.14295/ras.v34i3.29967