Modelagem de níveis freáticos em uma bacia hidrográfica rural em Lontras, Alto Vale do Itajaí, SC

Publicado
2020-05-29
Palavras-chave: Monitoring. Phreatic levels. Impulse response functions. PIRFICT model. Monitoramento. Níveis freáticos. Função de impulso resposta. Modelo PIRFICT.

Resumo

Esse estudo analisou o comportamento de níveis freáticos em uma bacia hidrográfica rural localizada no município de Lontras, Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, sul do Brasil. Os níveis freáticos são monitorados em 3 poços (PZMC localizado em floresta ciliar e PZ2127 e PZ3 em pastagem). A precipitação e as cotas fluviométricas também são monitoradas, sendo as cotas referentes a estação fluviométrica instalada próxima ao PZ2127. A série de evapotranspiração de referência diária foi calculada pelo método de Samani. O monitoramento foi realizado no período de 01 de janeiro de 2012 a 15 de julho de 2019, somando 7,5 anos de dados. Realizou-se uma análise exploratória e uma análise de tendências dos níveis freáticos. A simulação dos níveis freáticos foi desenvolvida com o modelo Predefined Impulse Response Function In Continuous Time (PIRFICT), para o período de 31 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2016. Verificou-se uma tendência significativa de decaimento dos níveis do PZMC e do PZ3, e uma tendência significativa de elevação dos níveis do PZ2127. O modelo PIRFICT possibilita um ajuste aceitável para os níveis freáticos. Os erros foram baixos e foi possível caracterizar a relação dinâmica de impulso resposta entre as variáveis explicativas e os níveis observados. As informações obtidas através do monitoramento e modelagem dos níveis freáticos mostram-se necessárias para o gerenciamento dos recursos hídricos locais, planejamento e tomada de decisão.

Como Citar
Vieira de Melo, M. N., Manzione, R. L., Pinheiro, A., Piazza, G. A., Torres, E., & Kaufmann, V. (2020). Modelagem de níveis freáticos em uma bacia hidrográfica rural em Lontras, Alto Vale do Itajaí, SC. Águas Subterrâneas, 34(2), 143–155. https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29810