Microbiologia ambiental: monitoramento bacteriológico da água de um poço artesiano localizado no “sítio Bagaceira” em Areia-PB

Publicado
2020-02-21
Palavras-chave: Escherichia coli. Total coliforms. Heterotrophic bacteria. Water quality. Escherichia coli. Coliformes totais. Bactérias heterotróficas. Qualidade da água.

    Autores

  • Aldeni Barbosa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Janaina Moreira de Brito Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II, Areia-PB.
  • Edmilson Dantas da Silva Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande.

Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de analisar a qualidade microbiológica da água de um poço artesiano localizado no “sítio bagaceira” na zona rural da cidade de Areia-PB, e que é utilizado como fonte de abastecimento para suprir a crise hídrica em várias cidades circunvizinhas. O estudo foi desenvolvido com amostras de água coletadas num poço artesiano localizado no sítio bagaceira em Areia-PB. As amostras de água destinadas para as análises microbiológicas foram coletadas diretamente do poço artesiano, em garrafas de vidro (500 ml) com boca larga, protegidas com papel laminado, previamente esterilizada em autoclave a 121 oC, por 30 minutos, e foram encaminhadas para o Laboratório do Centro de Formação Profissional do Instituto Albano Franco de Tecnologia de Couro e de Calçado (CTCC) em Campina Grande. As amostras ficaram conservadas à temperatura de 4 a 8 oC pelo tempo máximo de quatro horas, até o momento da semeadura. Os parâmetros analisados foram: coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e bactérias heterotróficas. Os parâmetros microbiológicos das águas foram determinados seguindo-se as metodologias da CETESB. Com base no critério de potabilidade estabelecido pela Portaria de Consolidação Nº 5/2017 do Ministério da Saúde, observou-se que as amostras analisadas apresentaram quantidade de coliformes totais e termotolerantes, bactérias heterotróficas e E. coli totalmente fora dos limites estabelecidos pela portaria vigente. Conclui-se que a água é imprópria para consumo humano.

Como Citar
da Silva, A. B., de Brito, J. M., & da Silva Filho, E. D. (2020). Microbiologia ambiental: monitoramento bacteriológico da água de um poço artesiano localizado no “sítio Bagaceira” em Areia-PB. Águas Subterrâneas, 34(1). https://doi.org/10.14295/ras.v34i1.29776