Influência do lençol freático na condutividade elétrica e PH em cemitério

Publicado
2019-02-13
Palavras-chave: Underground water quality. Necrochorume. Contamination. Monitoring. Qualidade da água subterrânea. Necrochorume. Contaminação. Monitoramento.

    Autores

  • Maria Clara Veloso Soares Rosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Fernando Ernesto Ucker Pontifícia Universidade Católica de Goias

Resumo

O sepultamento de corpos humanos em locais sem tratamento e infraestrutura adequada pode impactar o solo e o lençol freático através da infiltração e percolação do necrochorume, visto que estando o lençol freático em contato com a pluma de contaminação ocorre a solubilização dos íons presentes no necrochorume o que favorece o enriquecimento de sais, alterando assim a qualidade da água subterrânea. Por este motivo, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível do lençol freático na condutividade elétrica e no pH sob influência de um cemitério na região metropolitana de Goiânia (GO). Portanto, foram construídos cinco poços de monitoramento, dos quais levou-se em consideração a declividade do terreno. Após isto realizou-se a coleta da água subterrânea com tubos bailers, bem como o monitoramento do lençol freático entre os meses de março a agosto de 2018, realizou-se em laboratório a análise dos parâmetros de condutividade elétrica e pH das amostras de água dos poços de monitoramento, conseguinte os dados foram inseridos no programa Excel (2013) para confecção dos gráficos. Os resultados obtidos demonstraram que o nível do lençol freático influencia na condutividade elétrica e pH devido as variações da condutividade elétrica e acidificação do pH, sendo assim um indicativo da contaminação da água subterrânea por necrochorume.

Como Citar
Veloso Soares Rosa, M. C., & Ernesto Ucker, F. (2019). Influência do lençol freático na condutividade elétrica e PH em cemitério. Águas Subterrâneas, 33(1). https://doi.org/10.14295/ras.v33i1.29484