COMPOSIÇÃO ISOTÓPICA (δ2H e δ18O) DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DOS AQUÍFEROS DA REGIÃO DO CARIRI (CE)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • ZULENE ALMADA TEIXEIRA Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • ELISA DE MELLO KICH
  • MIGUEL PAULO RODRIGUES NETO
  • JOSÉ GUILHERME FILGUEIRA
  • MAURÍCIO DAMBRÓS MELATI
  • DIDIER GASTMANS

Resumo

A compreensão dos mecanismos envolvidos na recarga das águas subterrâneas constitui um dos principais desafios à gestão dos recursos hídricos, principalmente face a diminuição das reservas, seja devido à problemas de qualidade ou de aumento de demandas em áreas de intensa ocupação humana. Nesse contexto, isótopos estáveis de oxigênio e hidrogênio, constituem excelentes traçadores da movimentação da água ao longo do ciclo hidrológico, fornecendo informações importantes sobre mecanismos de recarga e condições climáticas atuais e pretéritas (Aggarwal et al., 2012).

A região do Cariri, localizada na porção sul do Ceará, está assentada sobre a Bacia Sedimentar do Araripe, à qual se associam importantes reservatórios de águas subterrâneas, que constituem o único recurso hídrico disponível ao longo do ano para abastecimento humano e outras atividades como uso na indústria, dessedentação animal e irrigação, e portanto para a correta gestão dos recursos hídricos é necessário o conhecimento a respeito das condições de recarga desses aquíferos.

O presente trabalho insere-se no contexto de trabalhos contínuos de monitoramento quali-quantitativos de águas subterrâneas realizados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) na região do Cariri, e que teve como um dos objetivos realizar a caracterização da composição isotópica das águas subterrâneas dos aquíferos do Cariri e avaliar a sua variação sazonal, visando estabelecer a origem das águas explotadas, e sua relação com a recarga.

Como Citar
TEIXEIRA, Z. A., KICH, E. D. M., RODRIGUES NETO, M. P., FILGUEIRA, J. G., MELATI, M. D., & GASTMANS, D. (2021). COMPOSIÇÃO ISOTÓPICA (δ2H e δ18O) DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DOS AQUÍFEROS DA REGIÃO DO CARIRI (CE). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29343