Balanço hídrico em sistema hidrogeológico cárstico, região de Lagoa Santa, Minas Gerais

Publicado
2019-04-02
Palavras-chave: APA Lagoa Santa. Karstic-fissural. Water Balance. APA Lagoa Santa. Balanço Hídrico. Cárstico-fissurais. Recarga.

    Autores

  • Rodrigo Sergio Paula
  • Leila Nunes Menegasse Velásquez

Resumo

A área estudada, APA Carste de Lagoa Santa e seus entornos, localiza-se a 35 km norte de Belo Horizonte abrange cerca de 505 km². A região tem sido alvo de vários empreendimentos que prever um aumento pela demanda de água, diante deste crescimento e da fragilidade do sistema carste é imprescindível o conhecimento do sistema hidrológico, tal como a compreensão balanço hídrico. Geologicamente, a região é representada por metacalcárias e metapelíticas neoproterozoicas do Grupo Bambuí, com rica densidade de feições de dissolução cársticas que favorecem a recarga e a condução rápida da água. As drenagens da região são afluentes pela margem esquerda do rio das Velhas que funciona como nível de base. O objetivo do trabalho foi realizar o balanço hídrico, com ênfase na recarga aquífera, atentando para a complexa rede de drenagem subterrânea com entradas e saídas do sistema. Informações disponíveis sobre conexões hídricas auxiliaram no modelo de circulação adotado para equacionamento do balanço hídrico. Foram instaladas 6 estações fluviométricas em 6 bacias, monitoradas no ano hidrológico 2016/2017, cujos dados foram empregados no cálculo da recarga aplicando a metodologia de Rutledge e Daniel (1994). O escoamento de base médio das bacias de 91% do total confirma a importância da água subterrânea para o sistema hidrológico e a recarga de 12% da precipitação anual (1010 mm) pode ser adotada como valor mínimo por haver ainda outras saídas hídricas não contempladas no trabalho.

Como Citar
Paula, R. S., & Velásquez, L. N. M. (2019). Balanço hídrico em sistema hidrogeológico cárstico, região de Lagoa Santa, Minas Gerais. Águas Subterrâneas, 33(2), 119–133. https://doi.org/10.14295/ras.v33i2.29252