Validação de um método para análise de glifosato e AMPA em água de consumo humano usando cromatografia iônica

Publicado
2018-09-17
Palavras-chave: Data validation. Drinking water. Pesticides. Uncertainty measurement. Agrotóxico. Água potável. Incerteza. Validação de dados.

    Autores

  • Raquel Fiori Laboratório Central do Estado do RS - Secretaria da Saúde do RS http://orcid.org/0000-0003-4597-1559
  • Filipe Medeiros Albano Rede metrológica do RS
  • Ismael Storck Passos Metrohm Brasil
  • Tiago Queiroz Marques LACEN/CEVS/SES/RS

Resumo

A análise de resíduos de agrotóxicos em água é um dos requisitos da legislação de potabilidade ligadas à saúde humana. A análise de cromatografia iônica (CI) é uma alternativa técnica que vem contribuir para quantificação do herbicida glifosato e seu metabólito ácido amino metil fosfônico (AMPA) em água de consumo humano por ser rápida de preparo (filtrar e injetar), alta seletividade, boa precisão e exatidão. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e validar este método para análise direta destes agrotóxicos, sem etapa de tratamento da amostra ou derivatização. Na validação proposta foram considerados os parâmetros de seletividade, exatidão e precisão, limites de detecção e quantificação, linearidade e estimativa de incerteza de medição. Os resultados obtidos indicaram que esta técnica é adequada e apresenta boa sensibilidade para a quantificação destes analitos na matriz água, sendo os resultados da validação apropriados frente aos limites máximos de concentração estipulados na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

Como Citar
Fiori, R., Albano, F. M., Passos, I. S., & Marques, T. Q. (2018). Validação de um método para análise de glifosato e AMPA em água de consumo humano usando cromatografia iônica. Águas Subterrâneas, 32(3), 307–314. https://doi.org/10.14295/ras.v32i3.29084