Avaliação de custos de sistema de remediação utilizando peroxone para tratamento de etenos clorados

Publicado
2017-10-27
Palavras-chave: Peroxone. Ozone. Hydrogen peroxide. Pump and treat. Chlorinated ethenes. Peroxone. Ozônio. Peróxido de hidrogênio. Bombeamento e tratamento. Etenos clorados.

    Autores

  • Juan Felippe Santiago de Vasconcellos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fabiana Valéria da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A utilização de Processos Oxidativos Avançados para remediação de áreas contaminadas tornou-se uma alternativa eficaz na destruição de contaminantes, seja na aplicação direta no solo e água subterrânea, ou através de sistemas de tratamento. Este trabalho teve como objetivo avaliar o custo de implantação e operação de um sistema de remediação Pump & Treat utilizando peroxone como forma de tratamento para água subterrânea contaminada por etenos clorados. O sistema de remediação considerou as características hidrogeológicas da área de estudo e dos contaminantes. Foram considerados como custos de investimentos os relativos aos equipamentos e materiais necessários para a implantação do sistema de remediação, enquanto que os custos operacionais consideraram energia elétrica, peróxido de hidrogênio, mão de obra, manutenção, administração e análises laboratoriais da água subterrânea. Os resultados obtidos indicaram que cerca de 20% do custo de investimento está associado com a etapa de tratamento; o custo operacional foi de 551.484,86 (Ano 1), R$ 606.913,32 (Ano 2) e R$ 336.352,53 (Ano 3), demonstrando-se vantajoso em relação ao método tradicional de tratamento com carvão ativado.  

Como Citar
de Vasconcellos, J. F. S., & da Fonseca, F. V. (2017). Avaliação de custos de sistema de remediação utilizando peroxone para tratamento de etenos clorados. Águas Subterrâneas, 31(4), 365–372. https://doi.org/10.14295/ras.v31i4.28951