Análise probabilística da contaminação da água subterrânea usando métodos de confiabilidade de primeira e segunda ordem

Publicado
2017-05-10
Palavras-chave: Contaminant transport. Probability of exceedance. FORM. SORM. MCS. Transporte de contaminante. Probabilidade de excedência. FORM. SORM. SMC.

    Autores

  • Vanessa Almeida de Godoy Universidade de São Paulo, Departamento de Geotecnia
  • Gian Franco Napa-García Instituto Tecnológico Vale

Resumo

Este artigo mostra um exemplo de aplicação da estimativa da probabilidade de um contaminante exceder uma máxima concentração especificada (probabilidade de excedência, Pf), usando métodos de confiabilidade de primeira (FORM) e segunda ordem (SORM) para diversas concentrações iniciais de um soluto hipotético, sem biodegradação e tempos de análise de 5 e 10 anos, considerando-se um fluxo unidimensional em solo arenoso. A validade dos resultados foi avaliada comparando os resultados obtidos de FORM e SORM com aqueles da Simulação de Monte Carlo (SMC). Para uma mesma concentração inicial, a Pf aumentou com o aumento do tempo de análise. Para ambos os tempos de análise (5 e 10 anos) e métodos aplicados, a Pf tende a aumentar com o aumento da concentração inicial. A comparação entre os valores de Pf obtidos com FORM e SORM e com a SMC mostra que a partir de 50 μg/Lde concentração inicial a SMC e o FORM apresentam valores de Pf muito próximos. Os valores obtidos com o SORM apresentaram proximidade com aqueles resultantes da SMC apenas para as concentrações iniciais de 50 e 100 μg/L. A proximidade dos valores de Pf obtidos com SMC e FORM indicam que o uso deste método de confiabilidade é útil na obtenção da Pf, além de ser uma maneira mais rápida do que a SMC. 

Como Citar
Godoy, V. A. de, & Napa-García, G. F. (2017). Análise probabilística da contaminação da água subterrânea usando métodos de confiabilidade de primeira e segunda ordem. Águas Subterrâneas, 31(2), 119–129. https://doi.org/10.14295/ras.v31i2.28803