Georeferenciamento dos índices de qualidade da água subterrânea na foz das bacias do Paraíba do Sul e Itabapoana (Brasil)

Palavras-chave: GIS. Groundwater contamination. Sanitation. Contaminação de água subterrânea. Saneamento básico.

    Autores

  • Renato Aguiar Silva Ecologus Engenharia Consultiva Super Porto do Açu
  • Henrique Rego Monteiro da Hora Instituto Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0001-7192-9245
  • Vicente de Paulo Santos Oliveira IFFluminense

Resumo

Na cidade de São Francisco de Itabapoana – RJ – Brasil, assim como em outras regiões do País, a falta de abastecimento na zona urbana e rural tem sido solucionada muito mais através da perfuração de poços que da adoção de medidas gerenciais capazes de reduzir as perdas e aperfeiçoar os sistemas existentes. O mapeamento da qualidade da água subterrânea consumida nas localidades de São Francisco de Itabapoana foi realizado através do uso de ferramenta Sistemas de Informações Geográficas - SIG, onde se verificou a sua conformidade com os padrões de potabilidade para água de consumo humano. Para isso, foram estudadas vinte e uma localidades e analisados parâmetros físico-químicos (potencial Hidrogeniônico (pH), turbidez, cloro total, salinidade) e parâmetros microbiológicos (coliformes totais e coliformes termotolerantes). Os resultados revelaram uma potencial contaminação por coliformes totais e termotolerantes em grande parte do município e que alguns parâmetros físico-químicos estão fora do padrão de qualidade da água de consumo humano em muitas localidades. Os resultados obtidos indicam uma precariedade no saneamento urbano e rural do município.

Como Citar
Silva, R. A., da Hora, H. R. M., & Oliveira, V. de P. S. (2017). Georeferenciamento dos índices de qualidade da água subterrânea na foz das bacias do Paraíba do Sul e Itabapoana (Brasil). Águas Subterrâneas, 31(3), 255–271. https://doi.org/10.14295/ras.v31i3.28799