Caracterização hidrofaciológica e monitoramento dos níveis d´água no Sistema Aquífero Guarani na cidade de Araraquara (SP)

Publicado
2016-09-05
Palavras-chave: Guarani Aquifer System. Groundwater. Hydrostratigraphic Framework. Water Level Monitoring. Araraquara Sistema Aquífero Guarani. Águas Subterrâneas. Arcabouço Hidroestratigráfico. Monitoramento de Nível D’água. Araraquara.

    Autores

  • Bruno Tambellini Scalvi Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Didier Gastmans Centro de Estudos Ambientais (CEA) - UNESP

Resumo

O Sistema Aquífero Guarani (SAG) constitui uma das maiores unidades hidroestratigráficas do continente sul-americano e está entre os aquíferos mais explorados no Estado de São Paulo. Nesse contexto o presente trabalho teve como objetivo a caracterização do arcabouço hidroestratigráfico do SAG na cidade de Araraquara, bem como a avaliação do rebaixamento dos níveis d’água no aquífero, decorrente da extração atual, por meio do monitoramento contínuo dos níveis d’água em poço tubular abandonado. Na área de estudo foram reconhecidas três formações geológicas: Formação Pirambóia; Formação Botucatu e a Formação Serra Geral. No SAG foram caracterizadas quatro hidrofácies: A, B e C, que representam a Formação Pirambóia e D constituída pela Formação Botucatu. As unidades estão separadas por descontinuidades geológicas, reconhecidas nos perfis, e foram diferenciadas em função do conteúdo argiloso presente nos arenitos, que condicionam as propriedades hidráulicas do reservatório. Ao longo de 710 dias de monitoramento foi observado um rebaixamento total de 4,98 m no poço monitorado, decorrentes do bombeamento realizado na cidade. A contribuição de cada um dos poços, para o rebaixamento total, foi estimada utilizando-se a equação de Cooper-Jacob. Utilizando as vazões médias históricas para cada poço de bombeamento o rebaixamento calculado foi de 4,96 metros. Observou-se que poços em um raio de 4200 metros do poço de observação apresentaram contribuições significativas no rebaixamento observado.

Como Citar
Scalvi, B. T., & Gastmans, D. (2016). Caracterização hidrofaciológica e monitoramento dos níveis d´água no Sistema Aquífero Guarani na cidade de Araraquara (SP). Águas Subterrâneas, 30(3), 326–342. https://doi.org/10.14295/ras.v30i3.28643