Índice de qualidade de uso da água subterrânea (E-IQUAS): aplicação para comunicar o estado da água em dois estudos de caso - Camaçari (BA) e Verdelândia (MG)

Publié-e
2017-02-07

    Auteurs-es

  • Rosa Alencar Santana de Almeida UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Iara Brandão de Oliveira Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-2920-7510

Résumé

O Índice de Qualidade de Uso da Água Subterrânea (e-IQUAS) tem as seguintes características: é flexível na seleção de parâmetros; pode ser aplicado para múltiplos usos da água; utiliza padrões de qualidade recomendados mundialmente; pode ser programado para cálculo em qualquer linguagem de programação e em qualquer plataforma computacional; sendo destinado para uso em portal de software público onde pode ser livremente utilizado pela comunidade. O e-IQUAS foi formulado agregando-se os parâmetros de qualidade das águas subterrâneas que produzem efeitos similares, por “Grupo de Alteração” (ou seja, por tipo de intemperismo associado à presença do parâmetro). O método de operador mínimo é usado para calcular a nota de cada grupo de alteração, gerando um subíndice; enquanto o índice final (e-IQUAS) é definido como a menor nota entre todos os subíndices. Os testes foram realizados em amostras de água de poços tubulares profundos perfurados no sistema aquífero São Sebastião, aquífero  multicamadas, da Bacia Sedimentar do Recôncavo, utilizados para o abastecimento público da região metropolitana de Salvador (RMS), especificamente a área urbana do município de Camaçari, estado da Bahia, e poços de monitoramento de qualidade de água localizados no município de Verdelândia, ao norte do estado de Minas Gerais, na região da bacia do Médio São Francisco, pertencente ao contexto geológico do Grupo Bambuí. Os resultados obtidos para o índice, comparados com a qualidade da água, apontam para um método adequado para qualificação das águas subterrâneas, fácil de aplicar, isento de complexidade técnica e, totalmente flexível à inclusão de qualquer variável. 

Comment citer
Almeida, R. A. S. de, & Oliveira, I. B. de. (2017). Índice de qualidade de uso da água subterrânea (E-IQUAS): aplicação para comunicar o estado da água em dois estudos de caso - Camaçari (BA) e Verdelândia (MG). Águas Subterrâneas, 31(1), 88–103. https://doi.org/10.14295/ras.v31i1.28522