INFLUÊNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS AGRÍCOLAS NA RECARGA SUBTERRÂNEA EM ÁREA DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI (SAG)

Publicado
2012-01-08

    Autores

  • CLAUDIANE OTILIA PAES UNESP/FCA/BOTUCATU
  • ANTONIO ALVES MEIRA NETO USP / EESC
  • RODRIGO LILLA MANZIONE UNESP/OURINHOS
  • EDSON CESAR WENDLAND USP / EESC

Resumo

As áreas de recarga de um aquífero têm importante função dentro do equilíbrio e dinâmica hídrica, pois o que ocorre nessas áreas vai influenciar todo aquífero. Adicionalmente, é sabido que condicionantes superficiais influenciam o equilíbrio das regiões de afloramento. O uso e manejo do solo, por exemplo, afetam diretamente essa dinâmica, pois condicionam a estrutura do mesmo. A compactação do solo medida através da resistência a penetração indica possíveis complicações no processo de infiltração da água, além de indicar a existência de camadas de impedimento à recarga do aquífero. Associar e comparar essas duas informações, permite a análise da influência da cada uso na recarga. O presente estudo procurou estabelecer relações entre os níveis de compactação de solos agrícolas e a variação do nível freático em uma bacia hidrográfica em área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani (SAG). Os resultados demonstram uma forte correlação entre as duas variáveis e que quanto mais compacto o solo, menor é a recarga.

Como Citar
OTILIA PAES, C., ALVES MEIRA NETO, A., MANZIONE, R. L., & WENDLAND, E. C. (2012). INFLUÊNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS AGRÍCOLAS NA RECARGA SUBTERRÂNEA EM ÁREA DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI (SAG). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27611