INFLUÊNCIA DO BIODIESEL DE ORIGEM VEGETAL NA TENSÃO SUPERFICIAL E INTERFACIAL DO DIESEL

Publicado
2013-12-20

    Autores

  • Marcus VINICIUS BERGONZINI DO PRADO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Dione MARI MORITA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Resumo

Devido à crescente incorporação do biodiesel no diesel fóssil, faz-se necessário entender melhor como estes combustíveis se comportam no meio ambiente subterrâneo, caso ocorra vazamentos e derramamentos no solo. Para tanto, suas propriedades precisam ser melhor conhecidas, como as tensões superficial da mistura biodiesel/diesel no ar e interfacial entre a mistura e a água. A investigação experimental consistiu em determinar estas tensões em diferentes teores de biodiesel pelo método do anel Du Noüy. Além disso, foram realizados testes de emulsificação da mistura biodiesel/diesel em água.
Os resultados mostraram que existe pouca influência do biodiesel na tensão superficial do diesel no ar e um efeito significativo na tensão interfacial entre o diesel e a água, o que explica a maior emulsificação observada quanto maior o teor de biodiesel na mistura de combustíveis. Consequentemente, deve-se considerar que contaminações com misturas biodiesel/diesel podem, potencialmente, apresentar comportamento em subsuperfície distinto quando comparado às contaminações com diesel puro.

Como Citar
VINICIUS BERGONZINI DO PRADO, M., & MARI MORITA, D. (2013). INFLUÊNCIA DO BIODIESEL DE ORIGEM VEGETAL NA TENSÃO SUPERFICIAL E INTERFACIAL DO DIESEL. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27513