ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA BACIA TOCANTINSARAGUAIA COMO SUBSÍDIO PARA UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

Publicado
2000-09-11

    Autores

  • Milton Antonio da Silva Matta UFPa

Resumo

O principal objetivo desse trabalho é o de determinar um diagnóstico atual da inter-relação entre os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da bacia dos rios Araguaia e Tocantins, oferecendo aos órgãos competentes ferramentas para o gerenciamento dos recursos hídricos na região e subsídios para análises de impactos ambientais decorrentes da implantação da hidrovia Tocantins-Araguaia. Os sistemas aqüíferos existentes no âmbito da área incluem aqüíferos sedimentares paleomesozóicos, representados pelas rochas das bacias do Paraná, em Goiás e Mato Grosso e, rochas da bacia do Parnaiba no estado do Tocantins, além de aqüíferos fissurados. O aqüífero paleo-mesozóico mais expressivo é o Botucatu, mostrando extensão regional. Quando confinado pelos derrames basálticos apresenta artesianismo. A sua vazão específica é de 5 m3 /h e nas partes aflorantes 150 m3/h, jorrante. A qualidade das águas dos Rios Araguaia, Tocantins e Rio das Mortes, não permite seu consumo humano sem prévio tratamento, envolvendo decantação, filtragem e cloração.
Para os recursos hídricos em geral, não se acredita que os impactos advindos da implementação da hidrovia não possam ser absorvidos pelo meio físico que, por si só, dispõe de elementos naturais de defesa que, desde que sejam providenciadas medidas de mitigação desses impactos, podem facilitar essa absorção.

Como Citar
Matta, M. A. da S. (2000). ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA BACIA TOCANTINSARAGUAIA COMO SUBSÍDIO PARA UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23912