ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS EM ÁREA DE ATERRO ASSOCIADO A MANGUEZAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS (SP).

Publicado
2008-09-20
Palavras-chave: Manguezais, metais pesados, aterro

    Autores

  • Janaina Mara Fortunato
  • Raphael Hypolito
  • Cláudia Lúcia Moura
  • Sibele Ezaki
  • Marisa Santiago Pugas
  • Silvia Cremonez Nascimento
  • Daniela Gamito

Resumo

Este trabalho consiste em uma caracterização preliminar dos impactos ambientais ocasionados disposição de resíduos sólidos provenientes de diversas atividades relacionadas à operação do Porto de Santos, Estado de São Paulo, numa área utilizada como aterro industrial e doméstico. Trata-se de um manguezal que possui aproximadamente 500 000 m2 que foi utilizada, por mais de 80 anos, e que foi totalmente modificada com remoção de grande parte da cobertura vegetal original, alteração da geologia e drenagem natural da área. O objetivo deste trabalho foi avaliar a contaminação por metais pesados em solos e águas, tendo sido detectadas elevadas concentrações de Pb, Ni , Cu e Zn.
As caracterizações efetuadas neste trabalho, como análises químicas de materiais sólidos e líquidos, análises granulométricas, texturais e mineralógicas, permitirão definir mecanismos de mobilidade iônica associados pela degradação do manguezal. Estes estudos poderão ser estendidos para compreensão destes fenômenos em outras áreas com características semelhantes.

Como Citar
Fortunato, J. M., Hypolito, R., Moura, C. L., Ezaki, S., Pugas, M. S., Nascimento, S. C., & Gamito, D. (2008). ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS EM ÁREA DE ATERRO ASSOCIADO A MANGUEZAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS (SP). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23700