TESTES DE VAZÃO

Publicado
2005-09-11

    Autores

  • Ivanir Borella Mariano

Resumo

A utilização dos sistemas aqüíferos para diversas finalidades como explotação e gestão da água subterrânea, injeção de água, determinação de área de proteção, preservação qualitativa e quantitativa, etc., implica no conhecimento da geometria do reservatório e na definição das suas condições limites, bem como da avaliação dos parâmetros hidrodinâmicos. Estes parâmetros são determinados através de interpretação das medidas e observações precisas e metódicas efetuadas durante os testes de bombeamento.
Seus objetivos principais visam atender aos interesses do órgão de gestão que deseja saber onde e quanto de água é possível extrair de um aqüífero, quais são as implicações durante a explotação da captação subterrânea, através de poços individualizados ou bateria e diagnósticos ambientais, bem como atender ao usuário pontual que deseja conhecer condições da explotação de sua obra. Isto é suprido pelo conhecimento dos parâmetros hidráulicos e sua distribuição no espaço.
Para tanto, os ensaios de bombeamento devem ser adaptados em função da natureza do sistema a avaliar, dos parâmetros a serem pesquisados, levando em consideração os objetivos a atingir dentro de uma otimização do custo, devendo os mesmos visar um objetivo preciso, sempre associado às condições hidrogeológicas locais a fim de evitar gerar resultados inconsistentes.

Como Citar
Mariano, I. B. (2005). TESTES DE VAZÃO. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23230