Parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água em assen-tamento rural do Amazonas: o caso do PA Paciá (Lábrea/AM)

Publicado
2020-05-27
Palavras-chave: Water quality. Amazon. Rural area. Água potável. Amazônia. Zona rural.

Resumo

O acesso a água de qualidade na zona rural é uma problemática que requer atenção do governo, uma vez que a maioria das comunidades não tem acesso à água potável. Esse trabalho objetivou avaliar os parâmetros da água consumida pelos moradores do assentamento rural PA Paciá, localizado no município de Lábrea, Sul do Amazonas, comparando os indicadores analisados com o padrão de qualidade e potabilidade estabelecido pela portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Para isso, foram realizadas coletas em dezesseis poços do assentamento e foram analisados os parâmetros físicos (Turbidez, Cor, Dureza e Alcalinidade), químicos (pH, Ferro, Nitrato e Manganês) e microbiológicos (Coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli). O assentamento está dividido em três linhas e a linha 2 apresentou as piores condições de qualidade da água, com alterações nos níveis de pH, ferro, manganês, turbidez, cor, coliformes totais, coliformes termotolerantes e E. coli. Concluiu-se então que os moradores do assentamento estão consumindo uma água imprópria, estando sujeitos a problemas de saúde. Medidas precisam ser tomadas para mitigar e prevenir danos à saúde dos moradores.

Como Citar
Soares, S. C. da R., & Costa, F. S. da. (2020). Parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água em assen-tamento rural do Amazonas: o caso do PA Paciá (Lábrea/AM). Águas Subterrâneas, 34(2). https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29896