ARCABOUÇO HIDROESTRATIGRÁFICO E AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO TEMPORAL DOS NÍVEIS D´ÁGUA NO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NA CIDADE DE ARARAQUARA (SP)

Publicado
2019-10-02

    Autores

  • Bruno Tambellini Scalvi Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • Didier Gastmans

Resumo

No município de Araraquara as águas subterrâneas do Sistema Aquífero Guarani cumprem um importante papel no abastecimento público e privado, sendo responsáveis por mais de 65% de toda a água distribuída à população. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivos apresentar o arcabouço hidroestratigráfico do SAG na cidade de Araraquara e avaliar o rebaixamento dos níveis d’água no aquífero, decorrente da extração atual. Em subsuperfície foram reconhecidas três formações geológicas: Pirambóia, Botucatu e Serra Geral. Em função das diferenças hidrofaciológicas, o SAG pode sern dividido em 4 hidrofácies: A, B e C que representam a Formação Piramboia e D constituída pela Formação Botucatu. Ao longo do período entre 09/2013 e 11/2014 foi realizado o monitoramento de nível d’agua em um poço abandonado no SAG, e observado um rebaixamento de 4,5 m com poucos períodos de recuperação. Considerando valores fixos para transmissividade e coeficiente de armazenamento, foram criados 3 cenários teóricos do rebaixamento utilizando um modelo analítico simplificado baseado na equação de Cooper-Jacob.

Como Citar
Tambellini Scalvi, B., & Gastmans, D. (2019). ARCABOUÇO HIDROESTRATIGRÁFICO E AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO TEMPORAL DOS NÍVEIS D´ÁGUA NO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NA CIDADE DE ARARAQUARA (SP). Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.29666