Tratamento de efluentes sanitários em áreas alagadiças e/ou com lençol freático superficial – Estudo de caso

Publicado
2019-07-12
Palavras-chave: Sewage treatment. Rural sanitation. Flooded land. Tratamento de esgoto. Saneamento rural. Terreno alagado.

    Autores

  • Flávia Cauduro Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Mirian Sartor Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Christiane Ribeiro Müller Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

A necessidade por recursos hídricos de qualidade faz da preservação ambiental, e consequentemente dos mananciais, um urgente desafio global. Há inúmeros e distintos contaminantes ambientais, dentre eles os efluentes sanitários, não tratados e os mal tratados, que poluem o solo e, posteriormente, a água. Nas áreas rurais brasileiras com terrenos alagadiços e/ou com lençol freático superficial a contaminação do aquífero por efluente sanitário é instantânea. Procurando alterar este cenário, o presente estudo tem o objetivo de propor um sistema de tratamento de efluente sanitário descentralizado para áreas alagadiças e/ou com lençol freático superficial. O desenvolvimento foi baseado em normativas, leis, pesquisas científicas e estudos de caso relacionando os parâmetros do efluente tratado com a realidade das áreas alagadas. Assim, foi proposto um sistema descentralizado com materiais e técnicas construtivas validadas pela construção civil e possível de proteger o manancial destas áreas.

 

Como Citar
Cauduro, F., Sartor, M., & Müller, C. R. (2019). Tratamento de efluentes sanitários em áreas alagadiças e/ou com lençol freático superficial – Estudo de caso. Águas Subterrâneas, 33(3). https://doi.org/10.14295/ras.v33i3.29573