Aspecto da sazonalidade nos parâmetros físico – químicos da água dos poços, Raposa - Maranhão, Brasil

Publicado
2019-04-23
Palavras-chave: Groundwater. Water supply. Physical-chemical analysis. Principal Component Analysis. Poço artesiano. Abastecimento de água. Análise físico-química. Análise de Componentes Principais.

    Autores

  • Thacylla Wanessa dos Santos de Oliveira Universidade Ceuma
  • Sergio Henrique Pinto da Silva Universidade Ceuma
  • Darlan Ferreira Silva Universidade Ceuma http://orcid.org/0000-0001-7091-8077
  • Juliane Flávia Cançado Viana Faculdade Anhanguera de Anápolis
  • Wellyson da Cunha Araújo Firmo Universidade Ceuma
  • Maria Raimunda Chagas Silva Universidade Ceuma

Resumo

A água potável é um dos principais meios para preservação da saúde humana, entretanto, a água que não possui o tratamento adequado pode servir como um potencial veículo para transmissão de doenças, pois é capaz de veicular inúmeras enfermidades a partir de falhas no controle de qualidade dos mananciais e reservatórios que fornecem água para população, seja por ingestão ou por contato da pele e mucosas com a água contaminada. O aumento da demanda por água potável e os riscos de contaminação dos poços subterrâneos por se encontrarem próximos a fossas e depósitos inadequados de lixo são alguns dos problemas enfrentados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Raposa.  Com o auxílio de Análises das Componentes Principais, foram geradas três Componentes Principais (CP) explicando mais de 75% da variância total entre os períodos estudados. Nas CP1, CP2 e CP3 foram enquadradas as variáveis pH, turbidez, condutividade, sólidos totais dissolvidos, teor de nitrato e nitrito relacionadas a variação em períodos sazonais.

Como Citar
Oliveira, T. W. dos S. de, Silva, S. H. P. da, Silva, D. F., Viana, J. F. C., Firmo, W. da C. A., & Silva, M. R. C. (2019). Aspecto da sazonalidade nos parâmetros físico – químicos da água dos poços, Raposa - Maranhão, Brasil. Águas Subterrâneas, 33(2). https://doi.org/10.14295/ras.v33i2.29517