A UTILIZAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS PARA ENSINO DO MOVIMENTO DA AGUA NO SOLO

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • MAISA COMAR PINHOTTI AGUIAR Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

Resumo

A água é componente fundamental para os seres humanos e o conhecimento de sua ocorrência e movimento é indispensável para a gestão dos recursos hídricos, principalmente quando se trata das águas subterrâneas.

Os conceitos aplicados a água subterrânea são estudados nos cursos de Geologia no Brasil mas são igualmente utilizados por outros profissionais como engenheiros ambientais, civis e engenheiros de minas. No entanto, a formação em Hidrogeologia nessas áreas, quando existente, restringe-se a um semestre do curso.

Assim, no ensino/aprendizagem de conceitos e processos no âmbito das geociências, é possível incluir, nos trabalhos práticos, a utilização de modelos análogos, o que tem se revelado uma excelente estratégia didática para o desenvolvimento de competências, atitudes e valores em sala de aula para alunos dos cursos de Engenharia.

Apesar dos modelos físicos constituírem ferramenta bastante útil para aprendizado em Geociências e de Hidrogeologia, são escassos os relatos de utilização dos mesmos no Brasil.

Este trabalho aborda o uso de modelo físico para entendimento da movimentação de água em diferentes tipos de solo com aplicação na estabilidade de taludes, em virtude da dificuldade observada pelos alunos de entenderem os processos que regem a movimentação da água no solo.

O trabalho proposto foi inicialmente aplicado no curso de Engenharia Civil da UNIFEV e no momento está sendo ampliado para aplicação na Faculdade de Engenharia (Faenge) da Universidade do Estado de Minas Gerais, a fim de analisar o comportamento hidrodinâmico dos aquíferos a partir da lei que rege o fluxo de águas subterrâneas. 

Os resultados inicialmente obtidos corrroboram a importancia do ensino de conceitos relacionados à Hidrogeologia atraves de modelos sejam fisicos ou virtuais, que permitem ao aluno apreende-los atraves da visualização e de forma pratica por meio da utilização de modelos, que podem inclusive ser por eles elaborados.

Como Citar
PINHOTTI AGUIAR, M. C. (2021). A UTILIZAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS PARA ENSINO DO MOVIMENTO DA AGUA NO SOLO. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29398