MÉTODO DE PROBABILIDADES DE TRANSIÇÃO APLICADO À DEFINIÇÃO DE CAMADAS LITOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS NUMÉRICOS DE FLUXO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • RODRIGO MACIEL GROSSI Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • ALEXANDRA SUHOGUSOFF
  • LUIZ CARLOS KAUFFMAN MARASCO FERRARI

Resumo

Estabelecer condições de contorno apropriadas para ambientes de elevada heterogeneidade é uma etapa crucial do processo de construção de modelos numéricos de fluxo de águas subterrâneas, porque variações de muitas ordens de magnitude são comuns em parâmetros como a condutividade hidráulica, capazes de alterar de maneira drástica a direção do fluxo ao torná-lo praticamente horizontal em aquíferos, e vertical em aquitardes (Freeze & Cherry, 1975).

Quando os dados assim o permitem, análises variográficas tem trabalhado distribuições lognormais de condutividade hidráulica, ou ainda, tem utilizado simulações estocásticas para lidar com ambientes mais heterogêneos, porém suas realizações limitam-se apenas à reconstituição de ambientes de máxima entropia ou aleatoriedade (Fogg et al., 2000).

Fortuitamente, recentes avanços da geoestatística de fácies descontínuas (De Marsily et al., 2005) vem se destacado por seu maior alinhamento à identificação e consequente replicação de padrões de deposição de materiais sedimentares que, apesar de complexos, são organizados (Galloway, 1996). Tratam-se das conhecidas rotinas das Probabilidades de Transição e Cadeias de Markov T(h), agora associadas à procedimentos de krigagem / simulação.

Este trabalho propõem a descrição de T(h) pelo módulo Tprogs (Transitional Probability Software) do programa Aquaveo GMS / ModFlow, para posteriormente aplicá-lo à um estudo de caso na bacia de São Paulo, SP.

Dentre suas vantagens destaca-se que resultados consistentes superam as práticas automatizadas de interpolação usualmente utilizadas na impossibilidade de se estruturar variogramas espaciais de restritas bases de dados, comuns em cenários de investigação de passivos ambientais;

O método identifica de ponderadores para krigagem para a distribuição de parâmetros como a condutividade hidráulica (K). Resta averiguar, no estudo de caso, suas consequências na simulação do transporte de partículas e solutos.

Como Citar
MACIEL GROSSI, R., SUHOGUSOFF, A., & KAUFFMAN MARASCO FERRARI, L. C. (2021). MÉTODO DE PROBABILIDADES DE TRANSIÇÃO APLICADO À DEFINIÇÃO DE CAMADAS LITOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS NUMÉRICOS DE FLUXO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29393