ANÁLISE ESPECTRAL DE DADOS GAMAESPECTROMÉTRICOS: UMA INTEGRAÇÃO COM MODELAGEM DE DADOS DE POTENCIAL ESPONTÂNEO NO ESTUDO DE ZONAS DE FRATURAS HIDROTERMALIZADAS EM LAVRAS DO SUL (RS)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • MATHEUS FREIRE SOUZA BARCELOS GUIMARÃES Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • MARIO JESUS TOMAS ROSALES
  • ANA LAURA LORDI DIAS

Resumo

A área da pesquisa se encontra inserida na porção central do Complexo Intrusivo Lavras do Sul (CILS), compreendendo as rochas pertencentes ao enclave central, caracterizadas por Biotita (Bt) - granodiorito de aproximadamente 601-599 Ma, e de Anfibólio (Amp) - Biotita (Bt) - monzogranito de idade aproximada de 604 Ma (Gastal et al., 2006). A área possui 1,49 km² e se localiza na localidade rural do Cerrito, em torno de 2 km ao leste da cidade de Lavras do Sul (RS).

A finalidade da pesquisa é demonstrar o grau de eficiência da aplicação do Método de Potencial Espontâneo (SP) integrado com o Método gamaespectrométrico pedestre em levantamentos geofísicos em escala de detalhe, isto é, com um intervalo de amostragem de aproximadamente 10 a 15 metros, tendo como objetivo principal esclarecer questões relacionadas com a caracterização geológica e geofísica, visando à identificação e caracterização de zonas com alteração hidrotermal associadas com zonas de falhas e/ou de fraturas, com perspectivas de hospedarem presença de mineralização metálica em sulfetos disseminados, e por consequência mineralização aurífera. A interpretação de anomalias de Fator F associadas com análise espectral dos sinais energéticos para as janelas de Potássio, Urânio e Tório (K, eU, eTh), demonstrou ser uma ferramenta eficiente na identificação de zonas de alteração hidrotermal que apresentem enriquecimento de Potássio e de Urânio muito característicos nos processos de potassificação e de sericitação dos depósitos minerais hidrotermais. Os resultados da modelagem de dados de SP para o perfil B-B’ indicaram que anomalias com sinal negativo de baixa amplitude em torno de -10 mV a -12 mV podem estar associadas ao acúmulo e movimentação de águas subterrâneas em zonas de fraturas quase aflorantes, que podem estender-se desde os primeiros metros sub a superfície, as quais podem apresentar certa continuidade em profundidade.

Como Citar
SOUZA BARCELOS GUIMARÃES, M. F., TOMAS ROSALES, M. J., & LORDI DIAS, A. L. (2021). ANÁLISE ESPECTRAL DE DADOS GAMAESPECTROMÉTRICOS: UMA INTEGRAÇÃO COM MODELAGEM DE DADOS DE POTENCIAL ESPONTÂNEO NO ESTUDO DE ZONAS DE FRATURAS HIDROTERMALIZADAS EM LAVRAS DO SUL (RS). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29378