Efeito da descontinuidade estrutural na hidrogeoquímica do aquífero Barreiras no nordeste do Brasil

Publicado
2019-01-26
Palavras-chave: Barreiras aquifer. Structural discontinuity. Groundwater geochemistry. Water group. Aquífero Barreiras. Descontinuidade estrutural. Hidrogeoquímica. Grupo de águas.

    Autores

  • Paula Stein Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-7305-3176
  • Natalina Maria Tinoco Cabral Fundação Nacional de Saúde
  • João Manoel Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Leandson Roberto Fernandes Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O aquífero Barreiras no campo de poços de Boa Cica, localizado no município de Nísia Floresta/RN, é composto por rochas siliciclásticas com espessura média da ordem de 65 metros. Na área estudada se encontra sobreposto a um aquitardo Mesozóico carbonático. Ambas as unidades, localmente, são interceptadas por um sistema de falhas nas direções NE-SW e NW-SE. O objetivo do presente trabalho é o entendimento da interação entre a estruturação geológica da área e as variáveis hidrogeológicas e hidrogeoquímicas do aquífero Barreiras. As descontinuidades geradas pelas falhas propiciam caminhos de fluxo preferencial através dos quais ocorrem interações das águas subterrâneas do aquitardo e do aquífero, em profundidade por fluxo vertical ascendente. Corroborando, observa-se dois grupos distintos de águas em poços captando o aquífero Barreiras: Grupo 1, com fácies cloretada sódica, típica do aquífero Barreiras; Grupo 2, com fácies bicarbonatada cálcica a magnesiana, com influência do aquitardo carbonático.

Como Citar
Stein, P., Cabral, N. M. T., Manoel Filho, J., & Lucena, L. R. F. (2019). Efeito da descontinuidade estrutural na hidrogeoquímica do aquífero Barreiras no nordeste do Brasil. Águas Subterrâneas, 33(1), 45–57. https://doi.org/10.14295/ras.v33i1.29225