Análise multivariada dos parâmetros de qualidade das águas subterrâneas em Juazeiro do Norte – CE (Brasil)

Publicado
2018-02-23
Palavras-chave: Physical-chemical. Factor analysis. Cluster Analysis. Semiarid. Wells. Físico-químicas. Análise fatorial. Análise de agrupamento. Semiárido. Poços.

    Autores

  • Raimunda Moreira da Franca Universidade Federal do Ceará -UFC
  • Maria da Conceição Rabelo Gomes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fernando José Araújo da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Gorethe de Sousa Lima Universidade Federal do Cariri - UFCa
  • Horst Frischkorn Universidade Federal do Ceará -UFC

Resumo

O município de Juazeiro do Norte tem como fonte hídrica, o manancial subterrâneo, sendo considerado a única fonte de abastecimento público e privado da área. No entanto a superexplotação já é comprovada na intermitência da antiga rede de drenagem perene, hoje perenizada por lançamentos de esgotos domésticos. Diante deste cenário, objetivou-se aplicar a análise multivariada nos parâmetros de qualidade da água subterrânea em Juazeiro do Norte, Ceará, através da técnica da análise fatorial, associada a análise de agrupamento hierárquico. Para fins de avaliação considerou-se 13 parâmetros oriundos de 11 poços tubulares: condutividade elétrica, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, cor, nitrato, amônia, alcalinidade, dureza total, cloreto, sulfato, ferro total e sólidos totais dissolvidos, os quais foram mensurados em dois momentos, período seco (novembro/2002) e período chuvoso (abril/2003). Os resultados da análise fatorial apresentaram dois fatores, tanto para o período seco, quanto para o chuvoso, com autovalores superiores a um, indicando o total da variância causado por cada fator. A análise de agrupamento multivariada, aplicada aos parâmetros do primeiro fator nos dois períodos, apresentou dendrogramas com formação de três grupos. Enquanto os parâmetros do segundo fator apresentaram 3 e 2 grupos para os períodos seco e chuvoso, respectivamente.

Como Citar
Franca, R. M. da, Gomes, M. da C. R., Silva, F. J. A. da, Lima, M. G. de S., & Frischkorn, H. (2018). Análise multivariada dos parâmetros de qualidade das águas subterrâneas em Juazeiro do Norte – CE (Brasil). Águas Subterrâneas, 32(1), 106–113. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28890